A Portos dos Açores, S.A. (PA) tem por objeto a administração dos portos comerciais da Região Autónoma dos Açores, visando a sua exploração, conservação, desenvolvimento e abrangendo o exercício das competências e prerrogativas de autoridade portuária que lhe estejam ou venham a estar cometidas.
A empresa resulta da fusão de três administrações portuárias (Administração dos Portos das Ilhas de São Miguel e Santa Maria, S.A., Administração dos Portos da Terceira e Graciosa, S.A. e Administração dos Portos do Triângulo e Grupo Ocidental, S.A.), ocorrida em agosto de 2011.
O ano de 2012 correspondeu ao primeiro exercício completo da PA após a fusão referida, por via da publicação do Decreto Legislativo Regional n.º 24/2011/A, de 22 de agosto.
A PA, seja pela dispersão das suas áreas de jurisdição, estendidas a todas as ilhas do arquipélago, seja pelo volume de negócios, ou ainda pelo valor patrimonial e dominial, possui uma dimensão singular no contexto portuário nacional.
A PA assume uma importância ímpar no contexto empresarial e da sociedade em geral da Região Autónoma dos Açores, pois mais de 98% dos bens que entram anualmente na Região transitam através das infraestruturas portuárias.
Anualmente utilizam as infraestruturas portuárias para se movimentarem entre ilhas mais de um milhão de passageiros, e na tipologia de navios de cruzeiro foram já atingidas as 200 escalas de navios e ultrapassados 150.000 passageiros, no conjunto dos portos sob a gestão da PA.
No que se refere à náutica de recreio é também expressivo o crescimento neste segmento de negócio, tendo já ultrapassado o registo anual de 4.300 escalas de embarcações não locais, no conjunto das marinas e núcleos de recreio náutico sob jurisdição da PA.
Apresentam-se como principais infraestruturas sob jurisdição da PA os seguintes portos, marinas e núcleos de recreio náutico:
Enquanto organização, a PA definiu a Missão e a Visão abaixo definidas, e os Valores da empresa.
A Missão é uma declaração dos ideais e orientações globais da organização para o futuro, que visa difundir o espírito da empresa por todos os seus membros e congregar esforços para a prossecução dos seus objetivos gerais. Nestes termos, a Missão deverá acentuar as competências centrais e possuir um caráter estratégico e operacional.
A Visão de uma empresa traduz, de uma forma abrangente, um conjunto de intenções e aspirações para o futuro da mesma. Assim, a Visão tem um papel essencialmente motivador, procurando servir de inspiração para todos os seus membros tirarem o máximo partido das suas capacidades.
Os Valores em que a PA desenvolve a sua atividade têm por base quatro ‘Eixos Estratégicos’, a saber, Orientação para o Cliente, Eficiência das Operações, Criação de Valor e Equilíbrio Financeiro e, por fim, Sustentabilidade.
A PA, no âmbito da sua atividade, desenvolve ainda iniciativas com vista à promoção da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres e da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal.