Destaques

2020-11-11

A Portos dos Açores, S.A. acaba de adjudicar a aquisição de oito empilhadores telescópicos, equipamentos de trabalho portuário que deverão ser entregues pelo respetivo fornecedor e entrar em atividade ao longo do ano de 2021 nas infraestruturas das ilhas São Miguel, Terceira e São Jorge.

A compra destas máquinas, todas com as mesmas características, importa num investimento total de € 3.200.000,00 (três milhões e duzentos mil euros), a que acrescerá o IVA e, de acordo com o que está definido no respetivo procedimento de contratação, os seis equipamentos iniciais, dois por porto, destinam-se a Ponta Delgada, Praia da Vitória e Velas, sendo fornecidos durante o primeiro semestre do próximo ano.

Posteriormente, já no terceiro trimestre de 2021, chegarão ao arquipélago mais dois destes empilhadores telescópicos, também destinados ao Porto de Ponta Delgada, tais como os restantes com capacidade para 45 toneladas e incluídos no mesmo fornecimento que foi agora adjudicado à empresa MPO – Máquinas Portuárias S.A..

2020-11-10

A Portos dos Açores, S.A. e o consórcio adjudicatário acabam de assinar o contrato para a execução da empreitada de construção de ponte-cais no Porto das Lajes das Flores, no âmbito dos prejuízos decorrentes da passagem nos Açores do furacão ‘Lorenzo’.

A obra tem em vista garantir os abastecimentos regulares de bens e mercadorias às ilhas das Flores e do Corvo, mostrando-se indispensável realizar, para tanto, um conjunto de obras de emergência que permitam utilizar as instalações, os cais e os terraplenos ainda com capacidade operacional, apesar das suas limitações, bem como criar novas áreas de acostagem para navios.

Nesta empreitada está prevista, desde logo, a construção de uma ponte-cais, que será implantada a cerca de 27 metros do enraizamento do molhe do núcleo de recreio náutico, segundo um alinhamento paralelo ao molhe principal do porto, o qual irá, por seu lado, ser reconstruído por completo, nos próximos anos.

Aquela estrutura terá um comprimento total de aproximadamente 167 metros, dos quais 147,2 metros são acostáveis, e apresenta 20 metros de largura, sendo equipada com os necessários acessórios de cais, como defensas, cabeços de amarração e tomadas de energia. Ali vão também ser executadas as infraestruturas para a instalação das condutas de abastecimento de combustíveis e ligação ao respetivo parque de armazenamento da ilha das Flores.

A obra comporta ainda a construção de uma rampa Ro-Ro, a implantar no enraizamento da ponte-cais e a realização de uma dragagem junto ao antigo cais aderente ao molhe, na área necessária para garantir as operações sem constrangimentos naquela ponte-cais.

O preço da empreitada objeto deste contrato, agora assinado, é de 17.376.644,38 euros, ao qual acresce o IVA à taxa legal, e o prazo de execução da empreitada, a cargo do Consórcio Etermar – Engenharia e Construção, S.A. / Sacyr Somague, S.A. / Tecnovia-Açores, Sociedade de Empreitadas, S.A., está fixado em 22 meses.

2020-10-08

Amanhã, dia 9 de outubro, o Terminal das Portas do Mar volta a receber uma escala técnica para abastecimento, protagonizada, desta feita, pelo navio de cruzeiros Disney Wonder. Será a primeira vez que escala o recente empreendimento portuário, mas em julho de 1999 já tinha visitado Ponta Delgada, aquando da viagem de entrega ao armador.

Com 300 metros de comprimento, 32 metros de boca e 84 mil toneladas de arqueação bruta, encontra-se em viagem transatlântica posicional entre Port Canaveral e Brest, na França.

Saliência para o facto de não transportar passageiros, apenas 444 tripulantes que vão permanecer a bordo durante a estadia na nossa cidade.

Mais uma vez, e tendo em conta o contexto atual, a Administração Portuária irá diligenciar todas as medidas para que esta escala decorra normalmente e no cumprimento das regras de segurança em vigor.

O Disney Wonder deverá atracar pelas 8 horas, zarpando quando forem 15 horas.

 

2020-10-02

A Portos dos Açores SA, vem por este meio esclarecer que, contrariamente a noticias veiculadas por um órgão de comunicação social, a escala do navio de cruzeiros Celebrity Apex, agendada para este sábado, dia 3 de outubro, em Ponta Delgada, é uma escala técnica para abastecimento e não visita turística. Saliência para o facto do referido paquete não transportar passageiros, apenas 112 tripulantes que vão permanecer a bordo durante a estadia na nossa cidade, cumprindo, assim, as resoluções emanadas do Conselho de Governo açoriano, que não permitindo as habituais visitas turísticas, possibilita escalas técnicas com o intuito de se efetuar abastecimentos, salvaguardando a proibição de desembarque de qualquer elemento que se encontre a bordo.

Mais uma vez, e tendo em conta o contexto atual, a Administração Portuária irá diligenciar todas as medidas para que esta escala decorra normalmente e no cumprimento das regras de segurança em vigor.

O Celebrity Apex deverá atracar cerca das 9 horas, zarpando pelas 17 horas.

1 2 3 6