ADJUDICADOS LEVANTAMENTOS TOPO-HIDROGRÁFICO, GEOLÓGICOS E GEOTÉCNICOS DO PORTO DAS LAJES DAS FLORES

 

ADJUDICADOS LEVANTAMENTOS TOPO-HIDROGRÁFICO,

GEOLÓGICOS E GEOTÉCNICOS DO PORTO DAS LAJES DAS FLORES

            A Portos dos Açores SA adjudicou, o LEVANTAMENTO TOPO-HIDROGRÁFICO E TRIDIMENSIONAL DO PORTO DAS LAJES DAS FLORES. Os trabalhos agora adjudicados são preponderantes para a preparação do caderno de encargos para o lançamento da obra de reconstrução daquela importante infraestrutura portuária

Estes trabalhos, no âmbito das intervenções a cargo da Portos dos Açores SA para minimizar e colmatar em definitivo os efeitos da passagem do Furação Lourenzo pelos Açores, visam proporcionar aos projetistas a indispensável informação, o mais rigorosa possível, para a elaboração do projeto de reconstrução do Porto das Lajes das Flores. Nesse sentido, vai realizar-se um levantamento tridimensional das partes submersas e emersas, recorrendo a sonda multifeixe e a varrimento laser 3D .

Ainda no âmbito do novo projeto de reconstrução do Porto, foram também adjudicados os trabalhos de elaboração dos necessários estudos geológicos e geotécnicos.

A inspeção do quebra-mar consistirá assim em realizar uma “scannarização” completa das partes emersas e submersas do Porto. Pretende-se que as partes emersas sejam levantadas por scanner laser 3D dinâmico, enquanto as partes submersas sejam levantadas com sondador multifeixe, entre o zero hidrográfico e o fundo, com o objetivo de obter um diagnóstico georreferenciado do estado real do quebra-mar.

O levantamento da parte emersa será realizado em maré vazia (baixa-mar), em fase lunar de grande amplitude de maré, e o levantamento da parte submersa deve ser feito em maré cheia (praia-mar), do mesmo modo numa época de marés vivas, para tirar partido da maior amplitude da maré possível e assim permitir eliminar ou minimizar a existência de zonas-sombra.

Estes trabalhos serão concluídos logo que as condições climatéricas o permitam em conjugação com as condicionantes das marés.

NB