Concluídos os ensaios do Projeto de Reparação do Molhe de Proteção

 

Estão concluídos os ensaios em modelo reduzido do Projeto de Reparação do Molhe de Proteção do Porto Comercial de Ponta Delgada, no âmbito dos prejuízos decorrentes do Furacão Lorenzo, que estavam a decorrer no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, dando assim por finalizada a 2ª fase, que se entende como crucial, para validação das soluções estudadas do reforço daquela estrutura portuária.

Esses trabalhos tiveram como objetivo principal a verificação da estabilidade da reparação prevista para os troços do quebra-mar, de proteção do Porto de Ponta Delgada, bem como das condições de galgamento admitidas para os referidos troços. Foram, assim, reproduzidos em tanque vários períodos de pico do espectro (Tp) e valores de altura de onda significativa (Hs) variáveis.

Os resultados dos ensaios são apresentados faseadamente, em formato de relatório, procedendo-se também, em cada ensaio, a uma avaliação do impacto dos galgamentos.

Assim, e de forma a cumprir a sua missão, a Portos dos Açores dá por concluída a fase de testes do projeto de reparação do manto de proteção do molhe de Ponta Delgada, passando à 3ª fase, a do projeto de execução que levará brevemente ao lançamento da empreitada