Porto da Praia da Vitória com nova grua

 

A Portos dos Açores SA. recebeu hoje, no Porto da Praia da Vitoria, aquela que é a segunda grua portuária a equipar aquela importante porto açoriano.

Proveniente de Roterdão, aportou hoje à Ilha Terceira o navio motor SANDETTIE que está a proceder à descarga das peças para montagem desta nova grua móvel portuária. Esta é uma unidade concebida pelo prestigiado construtor alemão Konecranes/Gottwald com capacidade para elevar cargas até cem (100) toneladas e com um raio de giratória de 46 metros. Esta grua tem capacidade para elevar as referidas 100 toneladas de carga a uma velocidade de 120 metros por minuto. Trata-se de uma grua de dois c abos, capacitada para movimentar contentores e carga geral em navios de classe padrão. Quando equipada com garras ou colher serve ainda para a movimentação de graneis sólidos. Este modelo vem equipado com um motor/gerador diesel e motores elétricos trifásicos de última geração, amplamente testados e de baixa manutenção e de elevada eficiência energética.

Este é um investimento de € 3.363.000,00 (três milhões, trezentos e sessenta e três mil euros) integrado no conjunto de procedimentos que estão em curso para renovação dos equipamentos portuários em todas as ilhas dos Açores.

Dados os constrangimentos atuais com as viagens dentro de toda a Europa e em especial para os Açores, o equipamento aguardará a chegada da equipa técnica do fabricante para procederem à sua montagem e entrará de seguida na operação, que a par da renovação, em curso, de outros equipamentos portuários, contribuirá decisivamente para uma maior qualidade e eficiência do Porto da Praia da Vitória.