A Portos dos Açores, S.A. (PA) volta a estar presente na Seatrade Cruise Global, o maior evento mundial da indústria dos cruzeiros que decorre até esta quinta-feira, 30 de março, no Centro de Convenções de Fort Lauderdale, Florida (EUA), sob o tema “Forward Momentum”.
Em representação da PA participaram neste evento a Vogal do Conselho de Administração Eng.ª Filipa Garrett e o ‘cruise manager’, Dr. André Velho Cabral, cuja presença permitiu a realização de contactos com novos clientes e o reforço da relação comercial existente com diferentes operadores, dando-lhes a conhecer os projetos e ações em curso no âmbito da estratégia de valorização e qualificação da indústria de cruzeiros no arquipélago dos Açores.
Numa fase em que a indústria de cruzeiros está numa trajetória ascendente, esta foi a 15.ª vez que a administração portuária dos Açores marcou presença neste importante evento (desde 2007), integrada num espaço nacional (em stand com 1 329 m2) onde estão representados os portos de Leixões, Lisboa, Setúbal, Portimão, Madeira e Açores, sob a marca CRUISE PORTUGAL, bem como diversos agentes económicos nacionais.
A Seatrade Cruise Global contou este ano com a inscrição de milhares de profissionais de cruzeiros de mais de 100 países e com cerca de 170 palestrantes e 500 expositores de diversos setores, envolvidos na reflexão das principais tendências do setor, da sustentabilidade à inovação tecnológica.
Recorde-se que os portos açorianos finalizaram a temporada de 2022 com um novo máximo de escalas de navios de cruzeiros de turismo. Foram 200 escalas num só ano, número que superou em 32% a anterior referência atingida em 2017, então com 152 escalas. Associado a este novo recorde, contabilizaram-se 128 000 passageiros, número ainda considerável tendo em conta a situação pós-pandemia que se vivia na altura. Estes números são a inequívoca demonstração da relevância que o destino Açores tem vindo a assumir no panorama internacional, com um crescimento sustentado desde o início da década passada, tendência somente sustida em 2020 e em 2021, por efeito da COVID-19.
A nível nacional, 2022 foi igualmente um ano muito positivo para os portos portugueses, que registaram um total de 1016 escalas de cruzeiros, o maior número de sempre, pela primeira vez acima da marca das 1 000 escalas, o que correspondeu a um crescimento de 11% face a 2019. Para 2023 as administrações portuárias agregadas na APP (Associação dos Portos de Portugal) preveem que a atividade de cruzeiros registe novos recordes no país, com mais de 1 500 000 de passageiros e 1 050 escalas, o que ao verificar-se significará um crescimento de 36% e de 3%, respetivamente, face ao último ano.