SAGA SAPPHIRE na última escala nos Açores

 

Amanhã, dia 7 de junho, o navio de cruzeiros Saga Sapphire visita Ponta Delgada

numa escala que acontece no final de um cruzeiro denominado “Emerging Canada”. A permanência do navio no nosso porto deve ocorrer entre o meio-dia e as 20 horas desta sexta-feira, período após o qual vai largar amarras rumo a Dover.

Na presente viagem transporta 482 passageiros, na sua maioria de nacionalidade britânica, e 417 tripulantes.

Inaugurado em Janeiro de 1982, este paquete foi concluído em 1981 nos estaleiros Bremer Vulkan, em Bremen, na Alemanha, tendo começado a sua atividade com a designação Europa, pertença então do armador germânico Hapag Lloyd. Na altura foi considerado o navio de cruzeiros mais luxuoso do mundo, reputação que manteve até à construção, em 1999, do atual Europa.

Em condições normais, esta seria mais um escala de um navio da Saga Cruise nos Açores, no entanto tudo aponta para que seja a última visita do Saga Sapphire ao nosso arquipélago, uma vez que aquele armador britânico anunciou que em abril de 2020 o navio vai deixar a sua frota. A nova estratégia daquela cruise line passa agora pela construção de dois novos navios, o Spirit of Discovery e o Spirit of Adventure, e o consequente cessar de atividade dos navios Saga Pearl II e Saga Sapphire.

Numa semana que nos despedimos do Oriana, agora será a vez de dizer adeus a mais um navio que entre 2012 e 2019 realizou 19 escalas, duas na Horta, cinco na Praia da Vitória e doze em Ponta Delgada. No total, trouxe aos referidos portos mais de onze mil visitantes.