Corruption Risk Plan

Decorrente da Recomendação do Conselho de Prevenção da Corrupção, para que os órgãos dirigentes máximos das entidades gestoras de dinheiros, valores ou património públicos, seja qual for a sua natureza, preparassem e apresentassem planos de gestão de riscos de corrupção e infracções conexas, entendeu o Conselho de Administração da Portos dos Açores, S.A. apresentar, para o universo das empresas participadas de capitais exclusivamente públicos, o seu Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infracções Conexas:

Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas

Ao fazê-lo está consciente de que a corrupção é um mal que não só importa debelar, mas sobretudo prevenir e evitar, por se tratar de um sério obstáculo ao normal funcionamento das instituições e ao desejável desenvolvimento das economias e à normal actividade dos mercados.

Como anexo do Plano, está o  Código de Ética e Conduta da Portos dos Açores, S.A. que se aplica a todos os aspetos relacionados com a atividade da empresa, desde as estratégias de gestão de topo até à forma como a empresa e os seus trabalhadores e suas trabalhadoras tratam as partes interessadas. Fundamentalmente, trata do sistema de valores que orientam o comportamento desta Autoridade Portuária.

O Código de Ética e de Conduta aplica-se a todas as pessoas que trabalham na empresa, bem como a aqueles e aquelas que, em algum momento, actuem em nome da mesma.