Vision, Mission and Values

A Portos dos Açores, S.A. (PA) tem por objeto a administração dos portos comerciais da Região Autónoma dos Açores, visando a sua exploração, conservação, desenvolvimento e abrangendo o exercício das competências e prerrogativas de autoridade portuária que lhe estejam ou venham a estar cometidas.

A empresa resulta da fusão de três administrações portuárias (Administração dos Portos das Ilhas de São Miguel e Santa Maria, S.A., Administração dos Portos da Terceira e Graciosa, S.A. e Administração dos Portos do Triângulo e Grupo Ocidental, S.A.), ocorrida em agosto de 2011.

O ano de 2012 correspondeu ao primeiro exercício completo da PA após a fusão referida no parágrafo anterior, por via da publicação do Decreto Legislativo Regional n.º 24/2011/A de 22 de agosto.

A PA, seja pela dispersão da sua zona de jurisdição, estendida a todas as ilhas do arquipélago, seja pelo volume de negócios, ou ainda pelo valor patrimonial, possui uma dimensão singular no contexto portuário nacional.

A PA assume uma importância ímpar no contexto empresarial e da sociedade em geral da Região Autónoma dos Açores, pois mais de 98% dos bens que entram anualmente na Região fazem-no através das infraestruturas portuárias.

Anualmente utilizam as infraestruturas portuárias para se movimentarem entre ilhas mais de um milhão de passageiros, e na tipologia de navios de cruzeiro foram já ultrapassadas as 100 escalas de navios e 100.000 passageiros no conjunto dos portos sob a gestão da PA.

No que se refere à náutica de recreio é também expressivo o crescimento neste segmento de negócio, tendo já ultrapassado o registo anual de 4.000 escalas de embarcações não locais no conjunto das marinas e núcleos de recreio náutico sob jurisdição da PA.

Em termos organizacionais, a PA, encontra-se segmentada em três Direções-Gerais (Direção Geral dos Portos de S. Miguel e Santa Maria-DGPSM; Direção Geral dos Portos da Terceira e Graciosa-DGPTG; Direção Geral dos Portos das Ilhas do Triângulo e Grupo Ocidental-DGPTO), contemplando, no total, cerca de 270 trabalhadores.

Apresentam-se como principais infraestruturas sob jurisdição da PA os seguintes portos, marinas e núcleos de recreio náutico:

  • Portos:
    • Porto de Ponta Delgada (Ilha de S. Miguel);
    • Porto de Vila do Porto (Ilha de Santa Maria);
    • Porto da Praia da Vitória (Ilha Terceira);
    • Porto das Pipas (Ilha Terceira);
    • Porto da Praia da Graciosa (Ilha Graciosa);
    • Porto de São Roque do Pico (Ilha do Pico);
    • Porto da Madalena do Pico (Ilha do Pico);
    • Porto das Lajes do Pico (Ilha do Pico);
    • Porto da Horta (Ilha do Faial);
    • Porto de Velas de São Jorge (Ilha de S. Jorge);
    • Porto da Calheta de São Jorge (Ilha de S. Jorge);
    • Porto das Lajes das Flores (Ilha das Flores);
    • Porto de Santa Cruz das Flores (Ilha das Flores);
    • Porto da Casa (Ilha do Corvo).
  • Marinas e núcleos de recreio náutico:
    • Marina de Ponta Delgada (Ilha de S. Miguel);
    • Marina de Vila do Porto (Ilha de Santa Maria);
    • Marina de Angra do Heroísmo (Ilha Terceira);
    • Marina da Horta (Ilha do Faial);
    • Núcleo de recreio náutico das Lajes do Pico (Ilha do Pico);
    • Marina das Velas (Ilha de S. Jorge);
    • Núcleo de recreio náutico de Santa Cruz das Flores (Ilha das Flores).

A PA, no âmbito da sua atividade, desenvolve ainda iniciativas com vista à promoção da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres e da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal.

Enquanto organização, a PA definiu a Visão e a Missão abaixo definida, e os Valores da organização.

MISSÃO
Garantir a prestação de um serviço público de gestão de infraestruturas e equipamentos portuários ao mais elevado nível, focado na promoção da eficácia e eficiência das operações portuárias e apoio à náutica de recreio, acrescentando valor e contribuindo para o desenvolvimento económico, social e ambiental da Região Autónoma dos Açores.
VISÃO
Fazer da Portos dos Açores, S.A. uma referência em termos de organização, potenciando a localização dos seus portos, marinas e núcleos de recreio náutico.
VALORES
• Orientação para o/a cliente, na procura da satisfação das suas expetativas;
• Transparência e ética;
• Busca da excelência no desempenho das funções;
• Valorização das pessoas e do conhecimento;
• Responsabilidade social e ambiental;
• Defesa do interesse público no exercício de autoridade portuária.