Notícias

2023-05-26

A Portos dos Açores, S.A. (PA) tomou parte na última semana na “Madeira Maritime Week”, certame destinado a debater o mar e o transporte marítimo, que juntou, durante cinco dias, no Funchal, cerca de duas centenas de participantes europeus envolvidos nestas indústrias.

A PA foi representada neste evento pela Vogal do Conselho de Administração, Doutora Maria Sousa Lima, tendo na oportunidade sido possível o contato estreito com diversos armadores internacionais e representantes de todas as disciplinas marítimas, bem como a criação de novas e relevantes conexões de negócios com os principais representantes da indústria portuguesa desta área.

Esta “Madeira Maritime Week”, promovida com a colaboração da EISAP (European International Shipowners Association of Portugal), da Petrospot (empresa britânica) e da WISTA (Women’s International Shipping & Trading Association), contou com a presença de antigos ministros do Governo da República Portuguesa e do atual secretário de Estado do Mar, além de representantes de alto nível congregadores da indústria do ‘shipping’ na Europa, e teve como objetivo debater o presente e o futuro da indústria europeia do sector, assim como temas ligados à economia do mar, nomeadamente a descarbonização do transporte marítimo.

2023-05-12

A Portos dos Açores, S.A. (PA) participou na última semana, em Lisboa, num encontro promovido pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) denominado “Green Shipping PT – Portuguese Flag Workshop”, evento onde foram debatidos os novos desafios da transição energética, no quadro das alterações climáticas à escala global e das necessárias políticas ambientais cada vez mais balizadas por padrões ‘verdes’.

A representação da PA foi assegurada pelo Presidente do Conselho de Administração, Comandante Rui Terra, que teve oportunidade de interagir com os diferentes palestrantes e parceiros presentes neste evento, sobre questões da sustentabilidade, inovação e as novas opções portuárias que estão a ser tidas em conta no universo dos portos mundiais ali congregados.

Nesta iniciativa, vocacionada para os profissionais do setor marítimo-portuário nacional, foi ainda analisado o pacote “Fit for 55” (programa da União Europeia, proposto em 2021 e projetado para reduzir as emissões de gases de efeito estufa no espaço europeu em 55%, até 2030) e a estratégia da IMO (Organização Marítima Internacional) também para a redução dos gases com efeito de estufa.

No workshop “Green Shipping PT”, onde estiveram presentes também responsáveis da European Maritime Safety Agency (EMSA), da Comissão Europeia, do extremo oriente e que contou com a presença de mais de sete dezenas de participantes no total, foram, ainda, avaliadas as soluções dos biocombustíveis para o transporte marítimo, bem como as alternativas elétricas e os carburantes com reduzida emissão de gases com efeito de estufa aplicados à indústria naval.

Como confirma a DGRM, no final do evento, “uma nova era está em ascensão” e “todos o sabemos e por isso é importante cooperarmos uns com os outros e partilhar informação para encontrarmos o caminho para um transporte marítimo mais ecológico e adequado, sabendo que todos dependemos do Oceano.”

2023-05-03

A Portos dos Açores, S.A. recebeu na manhã de terça-feira, 2 de maio, a primeira visita de estudo ao Porto de Vila do Porto, em Santa Maria, de turmas do 10.º e 11.º ano, dos Cursos Profissionais de Gestão e Turismo Rural e Ambiental.

Aos formandos, inicialmente, foi-lhes apresentada a história da evolução do Porto de Vila do Porto, com imagens demonstrativas do antigo cais velho, até ao que se conhece nos dias de hoje.

Tiveram oportunidade de receber todas as informações pertinentes relativas a equipamentos e devido funcionamento, a sistemas de faturação, quer da Marina, quer do Porto Comercial e foi-lhes, também, explicada a função da pilotagem, a importância do Porto para a ilha e respetiva economia, com as exportações e importações e como tudo isto pode criar oportunidades de emprego.

A Portos dos Açores, S.A., em suporte das suas Comunidades Portuárias, mantém uma permanente colaboração com a formação e dignificação das profissões marítimas, uma nota de esperança no futuro marítimo ao qual estamos todos vinculados, por fazermos parte “das ilhas”.

2023-04-10

A Portos dos Açores, S.A. (PA) recebeu em Ponta Delgada, na última quinta-feira, a visita da Presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), o mecanismo nacional que, desde 1979, prossegue a igualdade e não discriminação entre homens e mulheres no trabalho, no emprego e na formação profissional.

As boas-vindas à Presidente Carla Tavares foram asseguradas pela Vogal do Conselho de Administração, Doutora Maria Sousa Lima e pelo Dr. Francisco Faria, responsável da Subdireção de Recursos Humanos da PA, momento que foi seguido de uma apresentação institucional desta empresa pública e do seu plano de promoção da igualdade.

Integrado nas questões de igualdade do género, a PA aderiu em 2016 ao ‘Fórum Empresas para a Igualdade’ (iGen), promovido pela CITE, o qual é composto por dezenas de organizações nacionais e multinacionais, dos setores público, privado e da economia social que operam em Portugal, e que assumiram o compromisso conjunto de reforçar e evidenciar a sua cultura organizacional de responsabilidade social, incorporando, nas suas estratégias e nos seus modelos de gestão, os princípios da igualdade entre mulheres e homens, no trabalho e no emprego.

A adesão da Portos dos Açores, S.A. ao iGen resultou da convicção de que as questões da igualdade de género e da conciliação entre vida profissional e vida familiar e pessoal representam uma responsabilidade acrescida do papel social da empresa como agente precursor de uma organização mais equitativa e de uma sociedade mais justa.

Neste sentido, uma organização que inclua a igualdade de género ao nível dos seus princípios ou valores e que pretende investir na construção de relações de género igualitário, deverá definir ao nível da sua política de gestão recursos humanos e de responsabilidade social, objetivos e ações concretas que eliminem a discriminação e segregação profissional e promovam a participação, igualdade de oportunidades e a conciliação vida profissional, familiar e pessoal. É o que temos vindo a fazer, progressivamente, no universo interno da PA!

1 2 3 10