A Marina da Horta recebeu cinco veleiros clássicos no espaço de apenas duas semanas

 

O primeiro de um lote de cinco veleiros clássicos a atracar nos últimos dias na ilha do Faial, a 16 de março, arvorando bandeira alemã, foi a embarcação atualmente conhecida como “Thor Heyerdalh”, em homenagem ao explorador, zoólogo e geógrafo norueguês, que foi construído como um navio a motor, para transporte de carga com velas auxiliares, no estaleiro Smit & Zoon em Westerbroek, Holanda, em 1930. Esta embarcação funcionou para este fim durante, pelo menos, 50 anos. Neste momento opera como navio-escola para jovens adolescentes, caracterizado por ser uma escuna de três mastros, que conta com 49,48 metros de comprimento total, 42,50 m de casco e 29 m de altura de mastros.

Dia 22 de março acostou na Marina da Horta o “Pelican of London”, de bandeira inglesa, único entre os “Square Riggers”. Construído em 1948 como “Pelican”, serviu de traineira do Ártico e depois como navio comercial costeiro chamado “Kadett”, até 1995. Apenas em 2007 foi promovida a sua conversão para navio exclusivo de treino de velas. Nesta reconstrução total apenas o soberbo casco do original “Pelican” dos anos 40 do século XX permanece. As novas anteparas, convés, tanques inoxidáveis e tubulações foram já construídas de acordo com os padrões mais exigentes do mais recente “Código de Prática para a Segurança de Grandes Veleiros Comerciais”. Este é um navio projetado nomeadamente como embarcação de treino à vela, mas que, ainda, é capaz de desempenhar múltiplas funções diferentes, por todo o mundo.

No dia 23 de março chegou o bergantim “Tres Hombres”, apelidado por três amigos que, em 2007, iniciaram um novo movimento de transporte marítimo de mercadorias sustentável. Este movimento conecta as Américas do Sul, Central e do Norte e a Europa, ao transportar produtos sustentáveis, orgânicos e artesanais como o rum, o cacau, o café e o azeite. Hoje, este navio é um embaixador global do transporte limpo e alternativo de carga à vela, conseguindo transportar até 40 toneladas de produtos produzidos e comercializados de forma justa. Construído em 1943, pode possuir até 19 velas e conta com 32 metros de comprimento total, 28 m de comprimento do convés e 3 m de calado.

Também no dia 23 de março chegou ao Faial o bergantim “Eye of the Wind”, construído em 1911 no estaleiro C. H. Lühring, em Brake, Alemanha, originalmente como uma escuna para o comércio de couro sul-americano, chamada “Friedrich”. Enquanto esteve sob os cuidados de Tiger Timbs, o navio foi contratado para vários papéis no cinema sendo que o equipamento permaneceu o mesmo desde as filmagens de Tai Pan. Já em 2009 encontra um novo proprietário com o Forum Media Group, da Alemanha.

E por fim, no dia 25 de março aportou à Horta o navio “Thalassa”, é uma escuna de três mastros com 50 metros de comprimento, que passou por uma grande reforma em 1995, após ser reflutuada, para se tornar um veleiro de cruzeiro. Em 1984 a embarcação sofreu um naufrágio como consequência da Segunda Guerra Mundial, sendo reflutuado e rebocado para a costa, onde passou por vários ideais e transformações, acabando por ser restaurado por Arnold Hylkema e Henk Stallinga como o navio como o conhecemos nos dias de hoje. Possui 18 cabines e, para além da sua tripulação, costuma acomodar 34 passageiros, podendo, no entanto, transportar até 120 passageiros por dia.