A Portos dos Açores, S.A. (PA) promove a partir de agora a abertura, com caráter de regularidade, todos os domingos, do acesso pedonal ao ‘muro-cortina’ da doca comercial do Porto da Horta, tendo o primeiro período de acesso público sido garantido no domingo, 4 de dezembro.
A medida insere-se numa opção gestionária de reaproximação das infraestruturas portuárias aos espaços urbanos envolventes, a que se assiste a nível internacional, e ocorre depois de uma situação idêntica ter tido lugar no passado mês de agosto, a título experimental, por ocasião das festividades da “Semana do Mar” e também em setembro, por altura da ‘Semana Europeia da Mobilidade’.
A abertura à população da ilha do Faial e a visitantes do acesso pedonal ao pavimento superior do molhe da doca comercial (Sul) do Porto da Horta, traduz-se na devolução a toda a comunidade de um percurso que muitos habitantes locais efetuavam diária e repetidamente e cuja prática fora suspensa, há já quase uma década.
Esta disponibilidade da doca comercial da Horta para receber passeios pedestres uma vez por semana, com regularidade, ocorre, no período de Inverno, entre as 08:00 e as 16:00 horas, horário que irá ser alargado mais tarde, na Primavera e Verão, prolongando-se previsivelmente até às 20:00 horas.
Não obstante a decisão agora tomada pela PA, razões de natureza operacional e de segurança, podem, todavia, levar a ajustamentos, para proteção dos utentes do espaço, nomeadamente em caso da presença ao cais e em serviço de navios de transportes de combustíveis líquidos ou gasosos ou de movimentação de cargas perigosas.
O acesso ao ‘muro-cortina’ da doca antiga do Porto da Horta por parte dos interessados, com entrada em zona habitualmente vedada, será efetuado junto aos serviços das ‘Operações’ da PA/armazéns, na extremidade nascente do cais dedicado às frotas de pescas, onde painéis informativos explicitam as regras e cuidados a manter durante a circulação no perímetro do molhe em causa, ficando os passeios pedestres restritos à área que se acha devidamente delimitada e fazendo-se à inteira responsabilidade dos caminhantes.