Açores na rota do estreante navio de cruzeiros “Rotterdam”, a 27 de outubro

 

O mais recente navio da centenária Holland America Line (“Rotterdam”) tem previsto realizar amanhã, 27 de outubro, escala inaugural no Porto de Ponta Delgada. Esta visita ganha acrescida relevância e visibilidade em virtude de ser a primeira viagem que aquele mediático navio de cruzeiros está a efetuar, desde que foi entregue pelos estaleiros ao armador, no passado mês de julho.

Por motivos inerentes à pandemia, a primeira viagem deste navio só se iniciou no passado dia 20 de outubro, com o cruzeiro inaugural entre Amsterdam e Fort Lauderdale, num total de 14 dias, incluindo visitas a Zeebrugge, Le Havre, Portland e Brest, antes de rumar até à capital micaelense. Aí, é aguardado por volta das 07:00 horas desta quarta-feira, altura em que inicia as manobras de amarração. Com um período de permanência estimado em cerca de 10 horas, o novíssimo paquete tem previsto zarpar de Ponta Delgada quando forem 17:00 horas, com destino a Ft. Lauderdale, homeport para a sua temporada outono/inverno, nas Caraíbas.

O navio-almirante da Holland America Line é o terceiro construído segundo o projeto Pinnacle, depois do “Koningsdam” e do Nieuw Statendam”. À semelhança da maioria dos navios da Holland America Line, coube aos estaleiros italianos de Fincantieri a construção de mais um dos paquetes para a conhecida frota.

O “Rotterdam” possui cerca de 100 mil toneladas de arqueação bruta, 300 metros de comprimento, 35 metros de boca, 8 metros de calado, e tem capacidade para acomodar 2650 passageiros e 1100 tripulantes. A título de curiosidade, refira-se que estamos perante o sétimo navio da subsidiária da Carnival Corp. a ostentar o nome da segunda maior cidade dos Países Baixos.

A madrinha de batismo do “Rotterdam” será a princesa Margriet, numa cerimónia agendada para a primavera de 2022. Desde 1929, que se cumpre esta tradição de ser um elemento da família real holandesa a apadrinhar os navios do emblemático armador do país das tulipas.

Além de todo o mediatismo que esta visita aos Açores implica, a concretização da mesma traduz outro aspeto digno de destaque, pois assinala o regressar a algo já próximo da normalidade no setor, com os grandes navios de cruzeiro a protagonizar as habituais escalas no nosso arquipélago.

Depois do “World Voyager”, na primeira fase e do “Hanseatic Inspiration”, na segunda, cabe ao “Rotterdam” o protagonismo de ser o primeiro grande navio que nos visita com passageiros, depois do surto pandémico, iniciado em 2020.