ESTREIA DA AMBASSADOR CRUISE LINE NOS AÇORES, COM O NAVIO “AMBIENCE”

 

O Porto de Ponta Delgada recebeu no último sábado, 11 de fevereiro, o navio de cruzeiros “Ambience”, paquete que se encontra ao serviço da recém-criada Ambassador Cruise Line. A estreia do operador e navio em mares açorianos aconteceu no final de uma viagem transatlântica entre St. John’s, na ilha de Antígua, e o porto de Tilbury, em Londres.

Este novo operador emerge por vontade de alguns antigos responsáveis da, entretanto desaparecida, Cruise & Maritime Voyages, em recuperar um segmento de mercado claramente vocacionado para um público que privilegia o conceito de cruzeiro tradicional. Destacamos, ainda, o facto da nova companhia ter nos Açores um destino de referência nas suas viagens transatlânticas programadas para os próximos dois anos.

Na escala inaugural, o “Ambience” visitou-nos praticamente na lotação máxima – 1368 passageiros a bordo, muito próximo da sua capacidade para 1400 passageiros e 660 tripulantes. Destacam-se, ainda, os 245 metros de comprimento, 32 metros de boca, 70 mil toneladas de arqueação bruta e as 798 cabines, distribuídas por 11 decks públicos.

Construído pelos estaleiros Fincantieri, em Monfolcone, Veneza, o então “Regal Princess” foi entregue à Princess Cruises, em 1991. Ao serviço daquele armador, navegou essencialmente por destinos na América do Norte, Austrália, Mediterrâneo e Báltico. Em 2007 foi transferido para a P&O Cruises Australia, assumindo a designação “Pacific Dawn”, tendo efetuado cruzeiros nos mares do Pacífico Sul. Mais recentemente, foi adquirido pela Ocean Builders Central e batizado “Satoshi”, com o propósito de ser adaptado a residência flutuante para operar no Golfo do Panamá. Tal situação acabou por não se concretizar e a Ambassador Cruise Line adquiriu o navio, em 2021.

Para assinalar a dupla estreia na cidade micaelense, a Administração Portuária presenteou o Comandante do navio com a habitual placa comemorativa da ocasião, em cerimónia protocolar que contou também com a presença de representantes da Transinsular Açores, S.A. e da NAVEX – Empresa Portuguesa de Navegação, S.A., ambas pertencentes ao Grupo ETE.