EXERCÍCIO DE SEGURANÇA MARÍTIMA NA BAÍA DA PRAIA DA VITÓRIA

 

A baía da Praia da Vitória recebeu na última sexta-feira, 20 de maio, um exercício de salvamento marítimo envolvendo um Navio Patrulha Oceânico (NPO) da Marinha, o “NRP Setúbal”, um helicóptero da Força Aérea Portuguesa, EH-101, e uma lancha da Polícia Marítima, bem como dois militares, que simularam ser ‘náufragos’ a necessitar de socorro, iniciativa que foi desenvolvida no âmbito de um curso do Atlantic Centre.

Este exercício de segurança marítima contou com a assistência, desde o Miradouro do Facho, sobranceiro a toda a enseada, de um representante do Ministério dos Negócios Estrangeiros e de diversas autoridades regionais e locais, civis e militares, tendo a Portos dos Açores, S.A. acompanhado também este simulacro – que se desenvolveu, aliás, em área da sua jurisdição –, através da presença da nova Vogal do Conselho de Administração, Eng.ª Filipa Garrett.

A atividade em causa teve lugar, maioritariamente, na zona Norte da baía, junto ao cais militar, não configurando na altura qualquer constrangimento ao normal tráfego do Porto da Praia da Vitória, tido sido considerada de “valor acrescentado e estratégico”, não só para a infraestrutura portuária em si como para a Região Autónoma dos Açores, de uma forma global.

Durante a referida iniciativa de segurança marítima na baía da Praia da Vitória foi possível observar os ‘náufragos’ a serem recolhidos, em operação de salvamento de cenário quase real, primeiro para o navio da Marinha “NRP Setúbal” e depois pelo helicóptero EH-101, numa demonstração, no espaço portuário, de ações arriscadas do género que, com grande regularidade, são levadas a cabo no mar territorial de Portugal, na subárea dos Açores da Zona Económica Exclusiva nacional e nos espaços marítimos contíguos.