OS DESAFIOS DA DESCARBONIZAÇÃO E DA AUTOSSUFICIÊNCIA ENERGÉTICA DOS PORTOS REUNIRAM NOS AÇORES ESPECIALISTAS DE VÁRIOS PAÍSES, POR INICIATIVA DA PA

 

A Portos dos Açores, S.A. (PA) reuniu, no final de junho, em Ponta Delgada, um conjunto alargado de especialistas de diferentes países e empresários e decisores regionais e nacionais envolvidos nas problemáticas da descarbonização e da autossuficiência energética dos portos, uma organização que envolveu cerca de 80 pessoas, entre presentes no local e participantes on-line.

O evento, que se desenvolveu ao longo de dois dias, e que assumiu um formato misto, entre seminário temático, mesa-redonda e workshop, subordinou-se ao tema genérico “Towards Carbon-free & Energy Self-sufficient Ports”, sendo resultado da participação da administração portuária açoriana num projeto transnacional denominado «PORTOS», que tem prazo para conclusão das suas diferentes iniciativas ainda até ao fim do corrente mês de julho, com financiamento do Programa Interreg Atlantic Area (ao abrigo do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

No seio dos presentes no acontecimento contou-se um responsável da CLIA Europe (Cruise Lines International Association), que apresentou uma conferência sobre a integração de recursos das energias renováveis nas operações dos navios de cruzeiros e um técnico da PLOCAN (Plataforma Oceânica das Ilhas Canárias), a infraestrutura científica e tecnológica destinada a acelerar o desenvolvimento de conhecimentos e tecnologias para o uso responsável e sustentável do oceano, que levou aos presentes o trabalho daquela entidade num banco experimental para energias marinhas renováveis, que está em curso no arquipélago espanhol.

Os desafios relativos ao fornecimento de energia sustentável a navios em ilhas e a perspetiva, neste mesmo âmbito, de um operador e produtor de energia, foram, por outro lado, temáticas aprofundadas pela empresa finlandesa Wartsila e pela EDA (Eletricidade dos Açores), enquanto o Presidente da Atlânticoline abordou a opção futura pelos navios elétricos nos Açores, no universo do transporte marítimo de passageiros entre as ilhas mais próximas que aquela empresa assegura.

A empresa francesa Safier Ingenierie, por outro lado, levou a este evento a sua visão sobre soluções de engenharia para energias renováveis em portos, enquanto a consultora belga IMDC (International Marine and Dredging Consultants) deu a conhecer a experiência da Bélgica na mitigação das alterações climáticas, bem como as suas adaptações a portos oceânicos e a Autoridade Portuária de Vigo, Espanha, abordou a temática do impacto das energias renováveis para os objetivos de criação de ‘portos verdes’.

O Presidente da Administração do Porto de Aveiro, fez, por seu turno, neste evento, a apresentação do plano de ação daquela autoridade portuária para a sustentabilidade, baseado na produção própria e no armazenamento de energias renováveis, enquanto a APRAM (Portos das Madeira) mostrou aos participantes como vai fornecer energia de fonte limpa aos navios de cruzeiro que escalam o arquipélago madeirense e, particularmente, o Funchal.

No segundo dia de trabalhos coube à Portos dos Açores, S.A. traçar uma panorâmica da relação das diferentes infraestruturas portuárias da Região com a problemática da energia, nas suas múltiplas vertentes, enquanto o impacto da descarbonização nos portos serviu de mote geral para uma mesa-redonda alargada que incluiu o Presidente da do Conselho de Administração da PA, a Diretora Regional do Ambiente e das Alterações Climáticas, o Presidente da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada e um representante da Direção Regional da Energia.

Estes dias de trabalhos e avaliação das rotas a empreender nos portos rumo à descarbonização e autossuficiência energética envolveram, já no seu final, comunicações mais técnicas, por parte da Universidade do Porto – chefe-de-fila do Projeto PORTOS – , com a apresentação dos resultados deste projeto, bem como da MaREI-SFI – Centro para a Energia, Clima e Ambientes Marinhos da Universidade de Cork, Irlanda, assim como da INNOSEA (Consultores de Engenharia para Energia Marinha Renovável) e, ainda, da Universidade de Plymouth, Reino Unido, todos com apresentações sobre sistemas de apoio à decisão, ‘roadmaps’ e guias para a autossuficiência e sustentabilidade energética dos portos.

O evento “Towards Carbon-free & Energy Self-sufficient Ports”, que decorreu no ‘Pavilhão do Mar’ (empreendimento das Portas do Mar, ao Porto de Ponta Delgada) pode ser visto, na íntegra, em quatro vídeos disponíveis na conta da Portos dos Açores, S.A. na rede social YouTube, estando os trabalhos subdivididos entre manhã e tarde de cada um dos dois dias de conferências e apresentações, para melhor pesquisa dos temas de interesse.

O Projeto «PORTOS» foi lançado em 2019 com vista à implementação da energia ondomotriz, maremotriz, solar e eólica nos portos do Espaço Atlântico, para incidir em duas prioridades ambientais: a redução das emissões de gases com efeito de estufa e da poluição atmosférica, proporcionando soluções baseadas nas energias renováveis e para aproveitar o potencial energético das zonas costeiras do Espaço Atlântico da Europa. O «PORTOS» aborda o desafio comum da área atlântica do ‘velho continente’ relativamente à pressão que a indústria, a economia e a sociedade exercem sobre o ambiente, apesar de dispor de abundantes recursos naturais. Neste contexto, o mencionado projeto centrou-se no problema enfrentado pelos portos, que se confrontam com a poluição atmosférica e têm uma alta procura energética, enquanto os recursos de energias renováveis disponíveis in situ seguem sendo poucos explorados, ainda. Este projeto congregou parceiros de Portugal, Espanha, França, Bélgica, Reino Unido e Irlanda.