PA presente em fórum que assinalou o centenário do Porto de Setúbal

 

A Portos dos Açores, S.A. (PA) marcou presença no Fórum “Investir, Inovar e Descarbonizar”, que se realizou por iniciativa do Porto de Setúbal, no dia 21 de setembro, no âmbito das comemorações do primeiro centenário da criação, em 1923, da Junta Autónoma das Obras do Porto e Barra de Setúbal e do Rio Sado.

Inserido nas iniciativas agendadas para assinalar aquela efeméride centenária, o referido fórum comportou um conjunto de conferências sobre a relação porto-cidade, no decorrer das quais o Presidente do Conselho de Administração da PA, Comandante Rui Terra, foi orador, com uma intervenção subordinada ao tema “Relação Porto Cidade – A realidade das Ilhas”, a qual incidiu particularmente sobre a realidade das sete marinas e núcleos de recreio náutico sob gestão da Portos dos Açores, S.A..

“Um Porto, Um rio, Uma Cidade” foi, entretanto, o mote sob o qual teve lugar uma mesa-redonda, no âmbito daquela iniciativa, levada a efeito no Fórum Municipal Luísa Todi, que contou com a participação de representantes da Marina da Lagos, do Turismo de Portugal, do armador da indústria de cruzeiros MSC e do Porto de Huelva, Espanha.

Este Fórum “Investir, Inovar e Descarbonizar” assinalou também o Dia Marítimo Mundial, por ocasião das Festas da Baía de Setúbal, tendo esta oportunidade aproveitada para enaltecer a importância do Porto de Setúbal e a sua forte ligação com a cidade e com o estuário do Sado, preconizando a revalorização da frente urbana ribeirinha da cidade e potenciando o desenvolvimento das atividades ligadas ao turismo e ao recreio náutico.

A iniciativa da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, S.A. integrou-se, também, nos pressupostos e objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, baseados na defesa e salvaguarda das questões ambientais, razão pela qual a mesma contou, a este propósito, no respetivo programa, com uma palestra a cargo da AIVP, a Associação Internacional de Cidades e Portos, com sede em Le Havre, França.