Decorreu, sob o lema “Bay of Peace, Bay of Hope”, em dezembro último, na Preah Sihanouk Province, Camboja, a 16.ª edição do Congresso Mundial das Mais Belas Baías do Mundo.
A Portos dos Açores, S.A. (PA), em parceria com a Câmara Municipal da Horta (CMH), em representação da Baía da Horta – Ilha do Faial, marcou presença neste congresso de ordem mundial, com vista ao reforço e estreitamento de laços com os parceiros nacionais e internacionais, pertencentes a este restrito clube de qualidade diferenciadora internacional, com o objetivo de recolher sensibilidades, recomendações e lições aprendidas, acerca das atividades e gestão destas baías de valor excecional, o que reforça a imagem desta empresa pública externamente e se traduz numa responsabilidade acrescida, no âmbito do seu exercício de Autoridade Portuária.
Este selo de relevância internacional distingue, no caso específico, a bela baía da Horta, através da participação do seu Município, que, em estreita colaboração com a Autoridade Portuária, se traduz em acerto de objetivos comuns, através da implementação de diversas orientações e recomendações, por forma a garantir as melhores condições de trabalho conjunto e mais harmoniosa sincronia, entre esta Cidade-Mar e a sua ‘Baía Portuária’.
O Município da Horta aderiu a este restrito Clube Internacional em 2012, tendo contado desde o seu processo de integração com o permanente apoio e estreita colaboração da parte da Autoridade Portuária, num excelente exemplo de articulação, em benefício da comunidade que ambas as instituições servem, com especial foco na Baía da Horta.
No território nacional português apenas fazem parte desta Associação Internacional as baías da Horta e de Setúbal, sendo que a sua participação se reveste de acréscimo de valor e oportunidades para as regiões onde se inserem, o que resulta em reconhecimento público e internacional das mesmas. Neste contexto, o Município da Horta, na pessoa do seu Presidente de Câmara, Comandante Carlos Ferreira, foi destacado pelo convite para exercer o cargo de Vice-Presidente Adjunto, para a Europa, o qual resulta em reforçado prestígio para a Ilha do Faial e consequentemente para a Região Autónoma dos Açores.
O principal objetivo da participação neste Congresso é permitir aos seus participantes a oportunidade de interação e promoção de troca de experiências entre os seus membros, ao nível de políticas de proteção, conservação e sustentabilidade no desenvolvimento das respetivas Baías, tendo o mesmo decorrido sob organização direta do Ministro do Turismo do Reino do Camboja, Sexa. Thong Khon, sendo presidido pelo Primeiro-ministro do Reino do Camboja, Sexa. Chea Sophara.
Neste congresso fizeram-se representar 47 membros de 25 países, provenientes de 4 continentes, com a seguinte distribuição:
ANGOLA: Luanda; BRAZIL: Praia do Rosa, All Saints; CAMBODIA: Cambodia; CANADA: Tadoussac, Bay of Chaleur; CAPE VERDE: Mindelo; CHINA: Qingdao; COLOMBIA: Cartagena de Indias; DOMINICAN REPUBLIC: Samana & Rincon; FRANCE: Girolata & Porto, La Baule, La Ciota, Les Sables d’Olonne, Mont St-Michel, Morbihan Gulf / Quiberon, Somme; GREECE: Grikos-Patmos; GUADELOUPE – FRANCE: Saintes; ISRAEL: Eilat; JAPAN: Kujukushima, Matsushima, Miyazu & Ine, Suruga, Toyama; MADAGASCAR: Diego Suarez; MARTINIQUE: Fort de France; MEXICO: Banderas Bay – Puerto Vallarta; MONTENEGRO: Boka Kotorska; MOROCCO: Agadir, Al Hocaima, Dakhla; MOZAMBIQUE: Pemba; PHILIPPINES: Puerto Galera, Pujada; PORTUGAL: Horta, Setúbal; SENEGAL: Sine Saloum; SOUTH KOREA: Yeosu; SPAIN: Roses, Santander; TAIWAN: Penghu; TURKEY: Bodrum; VIETNAM: Ha Long, Lang Co & Hue, Lan Ha, Nha Trang.