Portos dos Açores, S.A., auxilia embarcação norte-americana encalhada no porto da Horta

 

A embarcação de recreio, “Anne S. Pierce”, com 32 metros de comprimento e 8 metros de largura, encalhou pela manhã do dia 24 de agosto, na bacia sul do porto comercial da Horta.

Após observar o local indicado a tripulação não se sentiu confortável com o mesmo, por isso, abortou a manobra e de uma forma aleatória procurou um outro local onde pudesse encostar. Assim, quando se aproximava da rampa do cais comercial, passou por um local com pouca profundidade, batendo no fundo e ficando encalhado pela popa.

Prontamente, a Portos dos Açores, S.A. (PA), com a embarcação “Eng. Tibério Blanc” tentou desencalhar e rebocar o iate, ainda que sem sucesso, manteve-se ativa no local do encalhe monitorizando possíveis focos de poluição, como fugas de combustíveis ou óleos, que pudessem ocorrer. A partir daí foram desenvolvidos contactos entre o agente, a autoridade marítima, e os meios operacionais da PA, tanto da marina como das operações portuárias para que houvesse prontidão no caso de ser necessário intervir e desse modo pudessem atuar no mais curto espaço de tempo possível.

Ao largar um dos ferros, o navio acabou por ficar estabilizado, ainda que encalhado. Após inspeção, efetuada por mergulhadores profissionais, o mesmo permitiu auxiliar a embarcação a movimentar-se pelos seus próprios meios, quando a maré voltou a subir, ficando esta completamente livre a meio da tarde.