Portos dos Açores, S.A. presente na maior feira de cruzeiros da Europa, em Hamburgo (Alemanha)

 

A Portos dos Açores, S.A. (PA) marcou presença esta semana na ‘Seatrade Europe Cruise Convention’, a maior feira de cruzeiros da Europa, que se realizou entre 6 e 8 de setembro, na Hamburg Messe & Congress, cidade de Hamburgo, Alemanha, este ano sob o tema “Scaling Sustainably”. A delegação açoriana participante no evento foi constituída pela Vogal do Conselho de Administração desta empresa pública, Maria Sousa Lima, e pelo Cruise Manager, André Velho Cabral.

Este certame é especificamente dirigido à indústria de cruzeiros, tendo como público-alvo, essencialmente, o trade que desenvolve toda a atividade inerente ao setor, caso dos armadores/operadores do referido segmento de atividade turística, agentes de navegação, portos, estaleiros de construção naval e meios de comunicação social da especialidade.

A participação da PA na ‘Seatrade Europe 2023’ insere-se no plano de atividades promocionais dos portos açorianos a nível internacional e integrou-se no stand ‘Cruise Portugal’, ao abrigo da promoção conjunta com os portos de Leixões, Figueira da Foz, Lisboa, Setúbal, Portimão e Madeira, oportunamente concertada no âmbito da Associação dos Portos de Portugal.

A promoção dos sete portos nacionais em Hamburgo teve como objetivo projetar Portugal e os seus destinos, portos e cidades, nas rotas atlânticas do turismo de cruzeiros, e dar a conhecer aos decisores da indústria a oferta portuária e turística atual de cada um, assim como as ações e projetos próprios em curso com impacto direto no futuro para a indústria de cruzeiros, nomeadamente ao nível da sustentabilidade ambiental.

É de referir que durante o primeiro semestre de 2023 os portos portugueses registaram um total de 818 422 passageiros de cruzeiro, o que correspondeu a um crescimento de 82% face aos 449 558 passageiros verificados no período homólogo de 2022, tendo os Açores registado 132 escalas de navios nos seus portos nos primeiros seis meses deste ano, contra 113 em 2022, numa variação positiva de 17%.