Procedimento para obras de recuperação do Porto de Vila do Porto deverá ser lançado até ao final do ano

 

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas afirmou hoje que o procedimento para a execução das obras de reparação dos estragos causados pela passagem do furacão Lorenzo nos mantos e cabeça dos molhes do Porto Comercial e da Marina de Vila do Porto, em Santa Maria, deverá ser lançado até ao final deste ano, através da empresa Portos dos Açores.

Ana Cunha, que falava depois de ter assistido à apresentação do estudo prévio para esta intervenção, adiantou que “a obra de reparação dos estragos passará agora a desenvolvimento do projeto de execução e prevê-se que o procedimento seja lançado até ao final do ano”, traduzindo-se num investimento estimado superior a 16,5 milhões de euros.

A Secretária Regional visitou o Porto de Vila do Porto para se inteirar de outros investimentos ali realizados e em curso, como a reparação provisória da base dos pilares do cais de ferries, a substituição da cobertura da gare de passageiros e o recém-adquirido atrelado autopropulsor para embarcações, num total de mais de 440 mil euros.

Para Ana Cunha, o atrelado autopropulsor, que já se encontra ao serviço, “é inovador no sistema portuário da Região e permite uma otimização do espaço de parqueamento de embarcações de recreio e não só, por ser mais fácil de operar”, permitindo ainda que, “não só nas alturas de invernagem, se otimizem outros espaços do porto de forma mais eficaz, gerando mais receita para a Portos dos Açores, mas gerando também mais movimento para a ilha de Santa Maria”.

Nesse sentido, salientou que esta ilha fica com “capacidade para receber outro tipo de embarcações”, uma vez que o atrelado autopropulsor permite também a movimentação de ‘catamarans’.

Este é, para Ana Cunha, um projeto novo, “que está a funcionar bem aqui e, eventualmente, poderá funcionar muito bem noutros portos” do arquipélago.

A titular da pasta dos Transportes lembrou ainda que Santa Maria irá receber dentro de dias uma nova autogrua, ou grua todo-o-terreno, que “vem também reforçar a capacidade de resposta” deste porto.

Ana Cunha recordou que, desde 2019, o Governo Regional, através da Portos dos Açores, “tem feito um investimento em equipamentos portuários em valor superior a 10 milhões de euros”, onde se inclui esta nova grua.

Para a Secretária Regional, “são todos investimentos que estão em curso aqui no porto e que, de uma forma muito direta, vêm melhorar a capacidade do porto e, sobretudo, a capacidade de resposta à operação e melhorar as condições para quem utiliza o porto”.

GACS/HB