No início da presente semana os portos açorianos registaram a concretização da centésima escala de navios de cruzeiros no corrente ano de 2022, patamar que ultrapassa o total obtido em 2021 e suplanta, inclusive, o valor atingido, por esta altura, em 2019.
A atual projeção para o primeiro semestre deste ano indica que os valores podem ser superados, em cerca de 30%, relativamente aos obtidos em período homólogo de 2019. Naquele último ano ‘pré-COVID’, assinalou-se a escala 100 de cruzeiros no arquipélago apenas durante o mês de agosto.
Esta cifra é atingida considerando também a crescente preponderância que o mercado alemão tem manifestado pelos Açores, e que desde o início da presente semana tem tradução nos roteiros que “Hanseatic Spirit” e “Vasco da Gama” aqui realizam, entre várias ilhas, com o navio da Hapag Lloyd a visitar oito das nove parcelas do arquipélago (incluindo o Corvo, com foto acima, já da manhã desta quinta-feira) e o maior paquete da Nicko Cruises com escalas na Horta, Praia da Vitória e Ponta Delgada, onde se encontra, aliás, durante o dia de hoje. Em 2022, ambos os navios protagonizam o terceiro cruzeiro por estas paragens, situação que traduz a clara aposta dos seus armadores no arquipélago açoriano.
Entretanto, ainda neste 19 de maio, entre as 20:00 e as 21:00 horas, o navio de cruzeiros “Carnival Sunrise” realiza escala técnica no fundeadouro do Porto de Ponta Delgada, após recente doca-seca efetuada em Cádiz, Espanha.