O primeiro veleiro de passagem a ser registado no ano de 2023 nas infraestruturas portuárias açorianas deu entrada, no início do passado mês de janeiro, na Marina da Horta, sendo em simultâneo uma embarcação centenária ainda hoje utilizada no transporte de carga no Oceano Atlântico.
Construído em 1920, o “Avontuur” conta com 44 metros de comprimento e, para além da tripulação permanente, consegue ainda receber até 10 viajantes que queiram viajar de forma ativa e sustentável, num tipo de navegação que ganha adeptos crescentes, um pouco por todo o mundo. É frequente a navegação deste navio ‘clássico’ à vela entre Alemanha, França, ilhas Canárias, Caraíbas, América do Norte/Central e do Sul e ainda os Açores, onde passa quase todos os anos.
O “Avontuur” trabalha com a empresa Fairtransport, sob o lema “Cargo Under Sail”, que significa um transporte marítimo de negócios nos setores de café orgânico, cacau e bebidas espirituosas, de forma sustentável, socialmente justa e com um forte sentido de respeito para com o ambiente e o clima.
Com 124 toneladas brutas, esta embarcação é capaz de transportar mais de 100 toneladas de carga e, apesar de conter um motor, apresenta-se com uma silhueta de dois mastros, sendo que o seu principal meio de locomoção é mesmo a vela.
Com este veleiro torna-se possível o transporte de cargas através de todo o Atlântico com praticamente zero emissões, assumindo o objetivo de desenvolver uma geração sustentável de navios de carga à vela como alternativa ao atual transporte marítimo convencional.