50 ESCALAS DE NAVIOS DE CRUZEIROS TRAZEM AOS AÇORES CERCA DE 60 MIL PASSAGEIROS

 

Amanhã, dia 29 de agosto, é aguardado a visita do navio de cruzeiros Veendam ao Porto de Ponta Delgada, numa escala que assinala o início da segunda época de maior movimento de navios de turismo nos portos açorianos. O navio da centenária Holland America Line está a realizar uma viagem transatlântica entre Lisboa e Boston, com visitas programadas, além da cidade micaelense, a St. John’s, St. Pierre, Sydney, Halifax e Bar Harbor. Os 1274 passageiros e 555 tripulantes são aguardados no Terminal das Portas do Mar pelas 7 horas desta quinta-feira e rumam ao Canadá cerca das 16h30m do mesmo dia.

Tendo por base as escalas já agendadas, a Portos dos Açores S.A. estima que até ao final do corrente ano se concretizem 50 escalas de navios de cruzeiro, que deverão trazer à Região perto de 60 mil passageiros e 25 mil tripulantes. Outubro, com 19 visitas, afigura-se como o mês mais dinâmico e novembro, com 12, também se perspetiva interessante. Ponta Delgada, com 26 escalas, deverá registar a maior afluência de paquetes, seguido pelos portos da Praia da Vitória, com dez, e Horta, com seis. Neste período, gostaríamos de destacar a estreia, em várias ilhas, do novíssimo navio de cruzeiros temáticos da referenciada Hapag Lloyd, o Hanseatic Nature, uma vez que se trata de um armador que tem neste arquipélago um destino de eleição. Este é o primeiro de um trio de novos navios construído no contexto de renovação daquela frota e que vão substituir os conhecidos Hanseatic e Bremen.

Ainda no que concerne a escalas inaugurais, realce para os navios Norwegian Pearl (novembro) e Viking Sky (dezembro) em Ponta Delgada, no entanto a primeira visita do Mein Schiff Herz a Ponta Delgada e Praia da Vitória (dezembro) merece particular destaque. Tal situação resulta do facto do armador germânico TUI Cruises incrementar muito significativamente a sua presença nos Açores com a realização de duas escalas mensais na época de inverno. A novidade ganha maior relevância se tivermos em conta o facto da TUI ter escalas programadas no arquipélago até 2023.

Primeiro a AIDA, agora a TUI e são já dois importantes armadores a realizar escalas regulares nos Açores, o que traduz a relevância que o nosso destino tem vindo a conquistar junto do mercado alemão.