SONDAGENS SUBAQUÁTICAS PARA PROJETOS DE REABILITAÇÃO DOS PORTOS DE P. DELGADA E VILA DO PORTO

 

Após conclusão dos levantamentos técnicos dos estragos produzidos pelo furacão ‘Lorenzo’, do passado dia 2 de outubro, nas infraestruturas portuárias das ilhas São Miguel e Santa Maria, a empresa pública Portos dos Açores, S.A. confirmou a existência de danos relevantes nos mantos de proteção e nos pavimentos de trabalho do cais do Porto de Ponta Delgada, onde se registaram assentamentos na ordem dos 20 centímetros.

As obras recentemente realizadas neste porto foram visitadas pelo projetista e promoveram-se já contactos com empresa de especialidade para execução de levantamentos tridimensionais com sonda multifeixe e sonar de varrimento lateral, para inspeção da parte submersa de todo o manto de proteção exterior do molhe do Porto de Ponta Delgada. Tão depressa os dados deste levantamento estejam disponíveis serão iniciados os trabalhos de elaboração do projeto de reabilitação da infraestrutura.

Entretanto, no Porto de Vila do Porto foi feita também a inspeção da infraestrutura por técnicos da Portos dos Açores, S.A., aguardando-se a execução de estudos tridimensionais com sonda multifeixe e sonar de varrimento lateral, para dotar os projetistas de dados fiáveis com vista ao início da elaboração do projeto de reabilitação do molhe principal do porto da ilha de Santa Maria.