LANÇADA EM MAIO PRIMEIRA PEDRA DA EMPREITADA DO NOVO PORTO DAS LAJES DAS FLORES

 

O Governo dos Açores e a empresa pública Portos dos Açores, S.A. (PA) lançaram formalmente no passado mês de maio, a primeira pedra da empreitada de construção do novo Porto das Lajes das Flores, uma obra a desenvolver ao longo de cinco anos, pelo valor de € 194.830.000,00 [cento e noventa e quatro milhões, oitocentos e trinta mil euros, mais IVA à taxa legal em vigor], com financiamento comunitário a 85% assegurado pelo Programa Sustentável 2030.

Este investimento decorre da destruição verificada naquela infraestrutura portuária a 2 outubro de 2019 por ação do furacão ‘Lorenzo’, a qual mais tarde, em 10 dezembro de 2022, foi novamente atingida e sacrificada de forma profunda pela depressão ‘Efrain’. Neste entretanto seriam desenvolvidas naquele local, intercalarmente, três outras empreitadas, a primeira para “proteção de emergência”, a segunda para “construção de uma ponte-cais e rampa Ro-Ro” e a terceira para novas obras de “proteção de emergência” (levadas a cabo em 2023, pós-Efrain), as quais, somadas, representaram um investimento superior a € 33.000.000,00 [trinta e três milhões de euros, mais IVA à taxa legal em vigor].

Falando na altura da cerimónia, no Porto das Lajes das Flores, a Presidente do Conselho de Administração da PA, Sancha Costa Santos, salientou que “estas intervenções permitiram que o tráfego marítimo e a circulação de mercadorias se fizesse sem grandes sobressaltos, nestes últimos anos, período em que as Lajes das Flores também recebeu, a tempo e horas, os imprescindíveis navios de combustíveis”.

Para a Presidente da Portos dos Açores, S.A., esta intervenção na ilha das Flores traduz-se no “maior trabalho de construção civil marítimo-portuário alguma vez feito no nosso arquipélago, pela sua dimensão real, pela dificuldade de o desenvolver (assegurando sempre o abrigo e a operacionalidade de toda a infraestrutura, ao longo dos 60 meses de intervenção previstos) e, ainda, pela expressão financeira deste assinalável investimento”.

Sancha Costa Santos esclareceu, por outro lado, que “esta obra desenvolve soluções que permitem dotar o Porto das Lajes das Flores de melhores premissas de operacionalidade, segurança e resiliência, com vista, nomeadamente, a incrementar as condições de abrigo na bacia portuária, a aumentar os fundos de serviço do cais principal, a criar redundâncias para garantir a permanente disponibilidade de zonas de acostagem e separar os diversos setores portuários, com distinção evidente entre a zona de movimentação de mercadorias e a zona preparada para receber passageiros e navios de cruzeiros de expedição”.

Esta empreitada de construção do novo Porto das Lajes das Flores compreende a reconstrução do molhe-cortina e seu prolongamento em aproximadamente 95 metros e a construção de um novo cais com 170 metros de comprimento, com fundos de serviço de -9 metros (ZH) e plataforma de 40 metros de largura, nela se incluindo, igualmente, a construção do novo edifício da gare de passageiros e de apoio às operações portuárias, bem como a reabilitação de todas as redes técnicas gerais (água, energia elétrica, iluminação pública, CCTV e combustíveis).

A cerimónia de lançamento da primeira pedra da empreitada de construção do novo Porto das Lajes das Flores foi presidida, a 19 de maio, pela Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, ficando agora os trabalhos a cargo de um agrupamento constituído pelas empresas Tecnovia Açores, Sociedade de Empreitadas, S.A., ETERMAR – Engenharia e Construção, S.A., Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A., e Marques, S.A., em resultado de projeto geral da responsabilidade do consórcio projetista Morim de Oliveira / MSW – Estudos e Projetos de Obras Marítimas, Lda..