Porto Sta. Cruz das Flores

CARACTERÍSTICAS GERAIS

O Porto de Santa Cruz das Flores [Porto das Poças] é uma infraestrutura portuária com funções mistas de pequeno comércio (fundamentalmente, atividades marítimo-turísticas), transporte de passageiros e apoio às pescas.

Este porto dispõe de cais de acostagem para embarcações de pequeno porte e terrapleno para estacionamento de lanchas de reduzida e média dimensão, achando-se ali implantadas, também, casas de aprestos para a frota local de pesca profissional.

O Porto de Santa Cruz das Flores, nos termos do Anexo II da Resolução do Conselho do Governo n.º 161/2016, de 23 de Dezembro, está classificado como porto da ‘Classe C’, sendo a respetiva administração e gestão repartida entre a autoridade portuária dos Açores e o Departamento do Governo Regional com competência em matéria de pescas.

A Portos dos Açores, S.A. tem, presentemente, ali em curso a empreitada denominada de “Requalificação do Porto das Poças, em Santa Cruz das Flores, para Aumento da Capacidade de Transporte de Passageiros” daquela infraestrutura, uma obra de valor superior a nove milhões e oitocentos mil euros, cuja execução foi entretanto afetada, em 2019, pelas consequências do furacão ‘Lorenzo’.

Os trabalhos a decorrer têm como objetivos principais a construção de um novo molhe de proteção para toda a bacia portuária, com 302 metros de comprimento, a remoção de diversos afloramentos rochosos e a dragagem do canal e acesso ao cais, que manterá fundos entre -4 m(ZH) e -3 m(ZH), com o que se permitirá melhorar as condições gerais de operação.

Uma vez concluídas estas obras, a largura mínima do canal de acesso ficará estabelecida em 22 metros, com o que serão substancialmente melhoradas as manobras de aproximação ao cais. As operações portuárias no próprio terrapleno portuário de Santa Cruz das Flores, bem como a saída em segurança da baía interior beneficiarão, também, de muitas melhores condições.

Assegurada fica, por outro lado, a proteção da orla marítima do litoral daquela zona portuária, estando ainda prevista a instalação no Porto das Poças de um farolim com 5 metros de altura, com lanterna à cota de +10 m(ZH).

Serviços gerais
• Lojas e souvenir shops na vila de Santa Cruz das Flores
• Restaurantes (na vila e outras freguesias)
• Táxis
Distâncias
• Centro da vila de Santa Cruz das Flores: 200 m
• Aeroporto: 500 m

Área de jurisdição