Estrutura Organizacional

A nova estrutura organizacional da Portos dos Açores, S.A. (PA) está em vigor desde 1 de novembro de 2021, tendo entretanto sido atualizada a 21 de abril de 2022, correspondendo, na versão mais recente, ao documento que aqui se reproduz.

A configuração e o modelo organizativo da administração portuária regional apresenta o enquadramento das suas unidades orgânicas de acordo com dois tipos de esquematização: por um lado, a organização funcional, na afirmação do princípio da especialização das funções para cada tarefa, e, por outro, a organização linha staff, de acordo com o princípio da prestação de serviços de assessoria e serviços especializados.

A instituição da atual estrutura organizacional da PA pressupôs uma opção deliberada de afastamento do anterior modelo das Juntas Autónomas e das Administrações Portuárias tripolares, este último datado de 2003, e teve como objetivo cimeiro prosseguir uma melhor articulação entre as diferentes unidades orgânicas, bem como assegurar uma gestão transversal da Portos dos Açores, S.A., nas suas diferentes localizações no arquipélago, onde marca presença em 14 concelhos da totalidade das nove ilhas.