Destaques

2024-02-27

Equipa da Portos dos Açores da Horta envolvida na assistência ao trimaram GITANA 17  – Vencedor da ARKEA Ultim Challenge-Brest 

Considerada como a “Regata do século”, no dia 7 de janeiro de 2024, largou da cidade de Brest na França a primeira edição da Arkea Ultim Challenge-Brest e cruzou hoje, 27 de fevereiro de 2024, a linha de chegada nesta mesma cidade.

Destinado aos gigantes dos mares, como são denominados os trimarans da Class Ultime (32 metros de comprimento, 23 metros de largura e uma área velica de aproximadamente 650 m2), este evento disputa-se em solitário num percurso à volta do mundo de oeste para leste com passagem pelos cabos da Boa Esperança, Leeuwin e Horn, totalizando cerca de 40.000 Km.

Devido à situação geoestratégica do Arquipélago dos Açores, normalmente quando se realizam regatas ao largo no Atlântico Norte, a Portos dos Açores é contactada pelas organizações ou pelas equipas participantes nesses eventos, no sentido de precaver possíveis escalas técnicas para reparação das embarcações.

Um dos participantes nesta regata, é o Gitana 17, um maxi trimaran propriedade do Grupo Edmond de Rothschild, que a título de curiosidade, envolveu os arquitetos e os técnicos mais credenciados da atualidade, como é o caso do arquiteto Guillaume Verdier e o gabinete de estudos Gitana que despenderam cerca de 35.000 horas em estudos e projetos e 170.000 horas na construção da embarcação.

Nesta regata o Gitana 17 é capitaneado pelo Charles Caudrelier, detentor de um invejável curriculum onde se destacam as vitorias nas regatas:

– Solitaire du Figaro 1999 (1er bizuth);

– Solitaire du Figaro 2004;

– Transat Jacques Vabre (2009, 2013);

– Volvo Ocean Race (2011-2012 // 2017 – 2018);

– Marin de l’année 2018;

– Rolex Fastnet Race 2019;

– Brest Atlantiques 2019;

– Drheam Cup 2020.)

Aquando da sua escala na Horta, encontrava-se na liderança da regata e com uma enorme distância para o segundo classificado, desta feita Thomas Coville a bordo do Sodebo, decidiu fazer a escala técnica na Horta para se abrigar de uma depressão com forte atividade situada a norte dos Açores e reparar algumas avarias na sua embarcação.

Consequentemente, na passada terça-feira dia 20 de fevereiro a Marina da Horta foi contactada pelo Pierre Tissier, diretor técnico do team Gitana, informando que se iria deslocar à cidade da Horta, acompanhado por uma equipa de 8 elementos para efetuar algumas reparações no barco e que para tal necessitava que lhe fossem garantidas a disponibilidade de meios humanos e uma série de equipamentos para o efeito.

Prontamente e como é nosso apanágio, a Portos dos Açores aceitou o desafio e disponibilizou todos os meios solicitados para que a operação ocorresse com toda a segurança e no menor período possível uma vez que a embarcação se encontrava em regata.

Na quarta-feira dia 21 de fevereiro, pelas 6:00h o Gitana 17 entrou no canal Faial-Pico onde aguardou pela chegada da sua equipa técnica para dar início à manobra de acostagem da embarcação no Porto da Horta.

O maxi trimaran atracou na Marina da Horta por volta das 11:00h tendo sido feita de imediato uma inspeção geral a toda a embarcação e diagnosticadas todas as avarias existentes.

A operação mais complexa foi a retirada de um dos foils do flutuador de estibordo e consequente instalação de um estaleiro improvisado junto ao edifício de controlo da marina para serem executados os devidos trabalhos de reparação.

Para alem da Portos dos Açores estiveram envolvidos nesta operação, o Clube Naval da Hora e diversas empresas locais que contribuíram para o sucesso da mesma.

Concluídas todas as reparações com sucesso e aproveitante uma “pequena janela” meteorológica, sábado dia 24 de fevereiro por volta das 9:45 h o Gitana 17 zarpou da Marina da Horta retomando o seu rumo em direção à linha de chegada da regata, situada na rade de Brest onde foi aguardado vitoriosamente hoje, terça-feira dia 27 de fevereiro.

Tendo em conta a cobertura mediática e as divulgações nas redes sociais, direcionadas para uma regata desta natureza, esta jornada foi sem dúvida mais um excelente contributo para a promoção da nossa Região.

2024-02-06

A Associação Internacional de Portos das Ilhas da Macaronésia, que detém a marca Cruise Atlantic Islands (CAI), incorpora os Açores como um novo membro.

O objetivo da Associação é promover os portos das ilhas atlânticas como destinos turísticos de cruzeiro, fomentando e reforçando a integração entre os arquipélagos que a integram.

As Ilhas dos Açores tornaram-se um novo membro da Associação Internacional de Portos das Ilhas da Macaronésia, que funciona sob a marca Cruise Atlantic Islands (CAI), e que até agora era composta pelas Ilhas de Canárias, Cabo Verde e Madeira.

A cerimónia de assinatura teve lugar na sede da Autoridade Portuária de Santa Cruz de Tenerife, com a participação da Presidente do Conselho de Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, S.A.), Paula Cabaço; da Presidente da Autoridade Portuária de Las Palmas, Beatriz Calzada; do Presidente da Autoridade Portuária de Santa Cruz de Tenerife, Pedro Suárez; do Presidente do Conselho de Administração dos Portos de Cabo Verde (ENAPOR), Ireneu Camacho, e do Presidente do Conselho de Administração dos Portos dos Açores, Rui Terra.

A Presidente da APRAM estendeu formalmente o convite aos Açores e apresentou-o aos restantes membros da CAI para a sua integração nesta fase. Paula Cabaço refere que: “A reunião da CAI em Tenerife destaca-se por mais um momento histórico que se regista com a entrada oficial dos Portos dos Açores como novo membro da Associação”, e salientou ainda que: “Todos os representantes das Autoridades Portuárias aplaudem este facto, que permite fechar o ciclo de incorporação dos diferentes arquipélagos atlânticos. Desta reunião saíram pontos importantes que nos permitem definir os passos para o futuro, com foco num intenso plano de promoção e marketing e com objetivos claros a serem alcançados ainda este ano”.

A Associação tem como objetivos primordiais desenvolver e promover o turismo de cruzeiros nas Ilhas Atlânticas, que atualmente representa um mercado conjunto de quase três milhões de passageiros/ano, bem como reforçar a posição dos portos que fazem parte da associação no corredor atlântico para alcançar novos mercados e promover as rotas existentes entre estes.

A Cruise Atlantic Islands está a trabalhar na definição de estratégias conjuntas com vista a obter financiamento da UE, o que permitirá o desenvolvimento de projetos conjuntos para melhorar a conectividade e impulsionar o crescimento económico das ilhas do Atlântico Médio.

2024-02-02

A Portos dos Açores eleva a sua posição na vanguarda da indústria marítima, não apenas pela permanente aposta e investimento nas infraestruturas e equipamentos portuários, mas também na dedicação à formação técnica dos seus profissionais. Neste contexto, destaca-se a inédita formação de inspeção de cabeços de amarração, uma área crucial para a segurança e eficiência operacional dos portos. Este é um investimento interno que permitirá, numa primeira fase, com a implementação do adequado plano de inspeções, evitar eventuais acidentes e numa segunda fase, incrementar os padrões de segurança operacionais.

A Portos dos Açores, diferenciando-se uma vez mais, estabelece-se como a única entidade habilitada para realizar testes de cabeços de amarração utilizando a tecnologia inovadora da BollardScan. Este tipo de formação não só atesta o compromisso da empresa com a segurança portuária, mas também destaca a sua capacidade de se adaptar e adotar as mais recentes inovações da indústria. A formação técnica oferecida pela Portos dos Açores, proporciona aos seus técnicos uma compreensão aprofundada desta tecnologia. Os profissionais são capacitados não apenas para operar o sistema, mas também para interpretar os dados resultantes de maneira eficaz, contribuindo assim para a tomada de decisões informadas e proativas.

A abordagem da Portos dos Açores neste domínio específico não se limita à simples implementação da tecnologia, mas abrange a formação in loco dos técnicos. Esta capacidade exclusiva não apenas solidifica a reputação da empresa, mas também contribui para a segurança do homem e do ambiente no tráfego marítimo na região. Assim, enquanto a Portos dos Açores avança na vanguarda da formação técnica, esta parceria com a BollardScan é um testemunho tangível do nosso compromisso com a inovação e a segurança, elevando não apenas a empresa, mas também todo o setor portuário dos Açores a patamares de excelência sem precedentes.

2023-06-27

O Conselho de Administração da Portos dos Açores, S.A. (PA) convida-vos a assistir ao evento “TOWARDS CARBON-FREE & ENERGY SELF-SUFFICIENT PORTS”, no âmbito do Projeto PORTOS [Interreg Atlantic Area], do qual a PA é uma entidade parceira. Este evento decorrerá de forma presencial, nos dias 28 e 29 de junho, no Pavilhão do Mar (Portas do Mar), em Ponta Delgada e será também transmitido em direto no YouTube, via streaming [link de acesso a divulgar na conta da administração portuária no Facebook].

O acontecimento visa a discussão da descarbonização dos portos e os desafios que essa transição representa, contando com três momentos, um ‘Seminário Temático’, uma Mesa Redonda e um ‘Workshop’.

O Projeto PORTOS foca-se no aproveitamento de fontes de energia renováveis que poderão estar disponíveis e ainda inexploradas (nomeadamente, energia das ondas, marés, solar e eólicas), para fazer face às exigências de energia da atividade portuária. Este é um projeto que conta com parceiros de cinco países, em concreto, Portugal, Espanha, França, Reino Unido e Irlanda.

Em anexo junta-se a agenda dos dois dias de trabalhos.

 

Seminário Temático

28 de junho, das 09h00 às 17h00

Pavilhão do Mar, Ponta Delgada

Sessões em Inglês

Inscrição obrigatória aqui

 

Mesa Redonda: O impacto da descarbonização dos portos

29 de junho, das 09h00 às 10h30

Pavilhão do Mar, Ponta Delgada

Sessão em Português

Inscrição obrigatória aqui

 

Workshop: PORTOS project results

29 de junho, das 11h00 às 17h00

Pavilhão do Mar, Ponta Delgada

Sessões em Inglês

Inscrição obrigatória aqui

 

Contamos com a vossa presença e/ou acompanhamento!

 

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