A Portos dos Açores, S.A. tem em curso o prazo para apresentação de propostas no âmbito do concurso público com publicidade internacional para a empreitada de proteção costeira e ordenamento da baía do Porto de São Roque do Pico, obra que tem como prazo de execução 36 meses e que apresenta um preço base de 35.000.000,00 euros.
Os trabalhos da empreitada posta a concurso na última semana consistem na construção de um troço da proteção costeira com cerca de 350 metros de comprimento e orientação aproximada nascente-poente, com uma cota final +9,00 metros (ZH) e manto de proteção em tetrápodes.
A empreitada lançada por anúncio publicado no Diário da República (Série II – Parte L) no passado dia 18 de novembro visa, em especial, proteger a área mais crítica da orla costeira local, por ser aquela que está sob maior influência da agitação marítima e onde se verificam mais episódios de galgamentos, que afetam o quotidiano e a segurança de pessoas e bens.
Uma vez publicados os respetivos anúncios (também no Jornal Oficial da União Europeia e no Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores), está agora a decorrer um período de 45 dias, durante o qual os potenciais concorrentes à execução desta empreitada podem formular e apresentar as suas propostas. O critério de adjudicação, neste âmbito, é o da proposta economicamente mais vantajosa, subdividido em descritores técnicos e de preço.