A Portos dos Açores, S.A. (PA) confirma pelo segundo ano consecutivo os seus melhores resultados operacionais e financeiros de sempre, conforme resulta do ‘Relatório e Contas’ de 2022 desta empresa pública.
De acordo com o Conselho de Administração (CA) da PA e tendo por base documento apresentado esta semana à Assembleia Geral desta sociedade comercial, os dados agora divulgados “vêm dar maior consistência e robustez estrutural a esta empresa pública, que se considera estratégica para garantir o desenvolvimento de boas políticas públicas, bem como, garantir e suportar toda a cadeia logística gerida a partir dos portos, marinas e dominial associado, na Região Autónoma dos Açores”.
Em resumo, e como se pode constatar no documento que aqui se junta, foi atingido no exercício do último ano o maior volume de negócios, com a marca histórica de 25,05 milhões de euros, foram atingidos os melhores resultados operacionais, com a marca histórica de 2,6 milhões de euros e foi atingido o melhor desempenho líquido, com a marca histórica de 956 mil euros. Ao mesmo tempo, foi garantida a maior execução no âmbito do Plano de Investimentos, da história da Portos dos Açores, S.A., como mais de 54 milhões de euros.
Como frisa o CA no documento reproduzido abaixo, “encerrado o ano de 2022 e aprovadas as contas finais, constatamos que o nível de ambição assumido por este Conselho de Administração reflete uma empresa pública que garante cada vez mais e melhor serviço público”.