PA é a primeira administração portuária nacional a integrar a CLIA – Cruise Lines International Association

 

Está oficialmente formalizada a integração da Portos dos Açores, S.A. na CLIA, aquela que é a maior associação comercial da indústria de cruzeiros do mundo, com representação na América do Norte e do Sul, Europa, Ásia e Australásia. Esta importante parceria foi mediada pelo representante da CLIA em Portugal, Eduardo Cabrita, pelo Diretor de Assuntos Europeus da CLIA, Nikos Mertzanidis, tendo sido efetivada entre representantes do Conselho de Administração da empresa açoriana, Rui Terra e Maria Sousa Lima, a Presidente da CLIA, Kelly Craighead, e Marie-Caroline Laurent, Diretora Geral daquela associação na Europa.

A integração dos portos açorianos na CLIA – Cruise Lines International Association, traduz a crescente relevância que o mercado de turismo de cruzeiros tem assumido no arquipélago, bem como a projeção desta notoriedade no seio dos armadores/operadores. Assim, a adesão à referida organização permite à entidade gestora portuária cooperar diretamente, a partir de agora, com os maiores armadores/operadores de cruzeiro do mundo, estreitando parcerias e criando dinâmicas em benefício dos intervenientes, contribuindo, assim, para a consolidação do sector na Região.

Neste contexto promocional, uma das prioridades da Portos dos Açores, S.A. tem-se traduzido na divulgação dos Açores como local de eleição para os navios de cruzeiros de expedição. Poucos passageiros, navios de pequena dimensão e turistas que possuem um elevadíssimo poder de compra, são indicadores que permitem aferir que o futuro passa por este particular nicho de mercado. Estes visitantes também dinamizam a economia das várias ilhas, das maiores às mais pequenas, o que se traduz na procura por atividades de natureza ou marítimas, interagindo frequentemente com as empresas locais, para assegurar atividades ‘outdoor’, nomeadamente visitas, caminhadas, ‘whalewatching’, ‘sportfishing’ e mergulho, entre outras. No presente, este segmento já representa cerca de 46% do total de escalas de navios de cruzeiro no arquipélago.

Relativamente aos outros paquetes que nos visitam, tem sido evidente que esta indústria tem projetado as suas frotas em conformidade com os mais recentes padrões de eficiência energética e recorrendo a tecnologias alternativas de ponta, com mais separadores e recicladores dos seus lixos e tratamento de águas residuais, resultando daqui um reduzido impacto ambiental.

Além dos vários navios movidos a GNL (gás natural liquefeito) que já navegam, outros já estão a usar a tecnologia Climeon, que transforma o calor gerado pelos motores do navio em eletricidade, reduzindo a necessidade de combustível, bem como sistemas depuradores para gestão de resíduos de dióxido de enxofre, ou utilização de conversores catalíticos, que reduzem os óxidos de nitrogénio. Realce, ainda, para a padronização na utilização de luzes LED, para reduzir o consumo de energia, design hidrodinâmico do casco, que proporciona excelente desempenho, com consequente economia de combustível, e tintas sem compostos prejudiciais ao nosso mar.

Destas inovações resulta uma efetiva mobilização do setor para com a redução da pegada ambiental, tornando esta indústria líder na mudança de paradigma. Esta é a diretriz fundamental no assumir do compromisso em preservar os oceanos, navegando rumo a um futuro de zero emissões de carbono.