Administração Portuária presente no “Green Shipping PT – Portuguese Flag Workshop”

 

A Portos dos Açores, S.A. (PA) participou na última semana, em Lisboa, num encontro promovido pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) denominado “Green Shipping PT – Portuguese Flag Workshop”, evento onde foram debatidos os novos desafios da transição energética, no quadro das alterações climáticas à escala global e das necessárias políticas ambientais cada vez mais balizadas por padrões ‘verdes’.

A representação da PA foi assegurada pelo Presidente do Conselho de Administração, Comandante Rui Terra, que teve oportunidade de interagir com os diferentes palestrantes e parceiros presentes neste evento, sobre questões da sustentabilidade, inovação e as novas opções portuárias que estão a ser tidas em conta no universo dos portos mundiais ali congregados.

Nesta iniciativa, vocacionada para os profissionais do setor marítimo-portuário nacional, foi ainda analisado o pacote “Fit for 55” (programa da União Europeia, proposto em 2021 e projetado para reduzir as emissões de gases de efeito estufa no espaço europeu em 55%, até 2030) e a estratégia da IMO (Organização Marítima Internacional) também para a redução dos gases com efeito de estufa.

No workshop “Green Shipping PT”, onde estiveram presentes também responsáveis da European Maritime Safety Agency (EMSA), da Comissão Europeia, do extremo oriente e que contou com a presença de mais de sete dezenas de participantes no total, foram, ainda, avaliadas as soluções dos biocombustíveis para o transporte marítimo, bem como as alternativas elétricas e os carburantes com reduzida emissão de gases com efeito de estufa aplicados à indústria naval.

Como confirma a DGRM, no final do evento, “uma nova era está em ascensão” e “todos o sabemos e por isso é importante cooperarmos uns com os outros e partilhar informação para encontrarmos o caminho para um transporte marítimo mais ecológico e adequado, sabendo que todos dependemos do Oceano.”