Bandeira Azul hasteada na Marina de Vila do Porto

 

No dia 5 de junho, dia Mundial do Ambiente, decorreu a cerimónia do hastear da Primeira Bandeira Azul, na Marina de Vila do Porto, com a presença da Portos dos Açores, S.A. e a Associação da Bandeira Azul da Europa, em conjunto com os representantes locais da Autoridade Marítima – Capitania de Vila do Porto, Guarda Nacional Republicana, Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Secretaria Regional dos transportes, Turismo e Energia e Câmara Municipal de Vila do Porto.

O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa da FEE (Foundation for Environmental Education), que tem como objetivo consciencializar para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações conducentes à resolução dos problemas existentes.

A Marina de Vila do Porto recebe, mais uma vez, a Bandeira Azul, galardão que é atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa, como símbolo da qualidade ambiental, segurança e conforto proporcionados aos utentes das infraestruturas balneares e marinas.

Esta distinção revela-se, sobretudo, importante pelo facto de se encontrar inserido na bacia do Porto Comercial de Vila do Porto, confrontando com o respetivo Porto de Pescas de Vila do Porto, o que revela a capacidade de interação e de gestão conjunta das várias atividades comerciais que se registam naquela infraestrutura portuária.

A Marina de Vila do Porto, à semelhança do Porto Comercial de Vila do Porto, é gerido pela Portos dos Açores, S.A. que, por sua vez, assegura a manutenção de todos os requisitos exigidos na qualidade ambiental, segurança, informação, gestão ambiental, serviços e qualidade da água.

A Portos dos Açores, S.A. continuará a ter a responsabilidade de cumprir e fazer cumprir o código de conduta ambiental, de realizar ações conjuntas de educação e sensibilização ambiental dirigidas aos seus utentes e comunidade em geral.

A Marina de Vila do Porto registou, até ao presente, 3019 embarcações de recreio e 9099 tripulantes, o que se traduz na consolidação desta infraestrutura.