Promovido pela empresa Bencom – Armazenagem e Comércio de Combustíveis, S.A., decorreu na tarde de quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023, no Porto da Horta, ilha do Faial, um exercício de simulação de acidente ‘registado’ no terminal marítimo de passageiros, no qual foi criado um cenário de derrame de combustível para o mar.
A Portos dos Açores, S.A. (PA), tomou parte ativa neste simulacro com os seus recursos humanos e materiais, incluindo barreiras marítimas insufláveis de contenção de matérias poluentes e os meios navais necessários, contando com o mini rebocador “Eng.º Tibério Blanc” e uma embarcação semirrígida, que atuaram não só na zona demarcada para a intervenção, ou seja, junto do navio de transporte de passageiros inter-ilhas “Cruzeiro do Canal”, da Atlânticoline SA, como também nos espaços próprios da administração portuária.
A PA tirou, entretanto, partido da mobilização de meios para esta atividade alargando o exercício para uma simulação de prevenção na Marina da Horta, onde foram, também, colocadas barreiras adicionais de contenção de líquidos poluentes, à entrada da bacia Norte daquela infraestrutura de apoio ao recreio náutico, permitindo, assim, aos profissionais da empresa familiarizarem-se com o manuseamento dos diferentes equipamentos existentes para atuação neste tipo de cenários, e nomeadamente ao nível da colocação de barreiras anti-poluição.
Além da Bencom, S.A., da Portos dos Açores, S.A. e da Atlânticoline SA estiveram também envolvidos nestes exercícios a Autoridade Marítima e Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial, com meios humanos e materiais, neste caso englobando equipamentos, embarcações e veículos marítimos e terrestres.