A Portos dos Açores, S.A. (PA) levou recentemente a efeito o segundo ‘Curso de Sobrevivência e Resgate no Mar’, uma formação que terminou no final do último mês e que contou com um total de cinco edições, duas realizadas em Ponta Delgada, uma na Praia da Vitória e duas na Horta, cada uma com a duração de 25 horas.
Ministrada pelo ISN – Instituto de Socorros a Náufragos e certificada pela DGRM (Direcção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos), esta iniciativa envolveu 61 formandos, de praticamente todas as ilhas, sendo 14 pilotos de barra e 47 trabalhadores marítimos internos e externos, entre tripulações dos rebocadores e tripulações das lanchas de pilotos.
Estes profissionais viram, deste modo, as suas competências reforçadas, no que diz respeito a técnicas como a sobrevivência no mar e autossalvamento, resgate e recuperação de vítimas no meio aquático e prestação de primeiros socorros, no âmbito de numa política da PA mais alargada de prevenção e segurança no trabalho.