O Governo Regional dos Açores inaugurou na última semana as obras de reparação do molhe do Porto das Lajes do Pico, um investimento de € 15.703.197,68 euros que melhora, significativamente, a operacionalidade da baía e a segurança no local (para a infraestrutura e para a frente marítima da Vila, por consequência).
O molhe exterior foi totalmente reabilitado e cresceu ainda mais 95 metros para sul, tendo sido também promovida a proteção e ampliação do terrapleno existente, bem como a criação de uma nova zona acostável, com cerca de 40 metros. Do lado oposto da bacia portuária foram solidificadas as fundações do muro da marginal da Vila, a nascente, com criação de acesso direto desde o núcleo de pescas até à “Casa dos Botes” e foi previsto e construído um novo molhe-cais de proteção, destinado a embarcações de pequeno calado. Por fim, foram feitas as dragagens de manutenção necessárias, em três zonas diferenciadas da bacia portuária.
Este porto assume valências de apoio à pesca artesanal, à náutica de recreio, às atividades marítimo-turísticas e à dinamização balnear, lúdica e recreativa (incluindo a sua utilização no âmbito das diferentes modalidades praticadas pelos desportistas do Clube Náutico das Lajes do Pico), além de servir ocasionalmente o turismo de cruzeiros, através de navios do segmento de ‘exploração’, que fundeiam no ancoradouro exterior.
A obra no Porto das Lajes do Pico – que foi desenvolvida pela Portos dos Açores, S.A. ao abrigo de um contrato-programa oportunamente firmado com o Governo Regional dos Açores –, teve por base inicial os extensos danos provocados naquela infraestrutura pelo furacão ‘Lorenzo’, em outubro de 2019, e representa mais um passo na requalificação dos portos açorianos, garantindo melhores condições para a comunidade portuária e para o setor marítimo, em geral.