Portos dos Açores presente no “17º Congresso Mundial das Mais Belas Baías dos Mundo”

 

Com agenda de trabalhos orientada para os temas da “Preservação dos Oceanos e a Sustentabilidade Ambiental”, decorreu em Yeosu, na Coreia do Sul, de 19 a 23 de outubro de 2023, a décima sétima edição do Congresso Mundial das Mais Belas Baías do Mundo.

A Portos dos Açores, S.A. (PA), representada pelo seu Presidente de Conselho de Administração, Comandante Rui Terra, entidade responsável pela gestão da infraestrutura portuária integrante da Baía da Horta, a convite da Câmara Municipal da Horta (CMH), ficou responsável pela demonstração de resultados na área técnica e operacional, âmbito marítimo, com especial incidência nas iniciativas e boas práticas de articulação existentes localmente e que garantem a esta Baía, Ilha e Região Autónoma dos Açores (RAA), esta distinção única e de excelência, a qual prestigia todos os Açorianos.

Neste relevante fórum internacional, no corrente ano, foram oportunamente debatidos os bons exemplos das suas 44 baías de excelência, situadas em 26 países, representantes de quatro continentes (americano, europeu, africano e asiático), debatendo-se programas e projetos existentes, numa fraterna partilha de boas práticas, com especial incidência nas temáticas da proteção e sustentabilidade ambientais. Foram ainda visitadas com especial interesse, as instalações da Marinha/Autoridade Marítima Sul Coreana, onde foi possível verificar fortes investimentos e as boas práticas na formação e combate à poluição, como o nível de capacitação e meios atribuídos à Autoridade Portuária local, para o bom cumprimento das missões atribuídas.

A Associação das Baías Mais Belas do Mundo, criada em 1997, em Berlim, tem-se desenvolvido crescente e equilibradamente, contribuindo sempre para a preservação e sustentabilidade dos seus Associados e Baías, tendo sido integradas neste congresso mais duas Baías, que reúnem os exigentes critérios de excelência obrigatórios, no caso específico, a Baía de Bormes Les Mimosas (França) e a Baía de Grand Bereby (Costa do Marfim).

Em Portugal, apenas integram esta Associação Internacional, as baías da Horta e de Setúbal, sendo que a sua integração se reveste de acréscimo de valor e oportunidades, para as regiões onde se inserem, o que resulta em reconhecimento público e internacional das mesmas. A PA vê assim também reforçada a sua imagem de marca, pelo certificado de excelência atribuído a esta Baía, onde opera diariamente, o que confere uma distinção única de valor acrescentado para a nossa Região, com especial impacto nas ações de marketing viradas para o segmento dos Cruzeiros, Mega-Iates e Turismo no âmbito da Náutica de Recreio, onde a partir da Baía da Horta, se têm projetado diversas importantes regatas de cariz internacional, que projetam muito positivamente a imagem de qualidade sustentável dos Açores.

O principal objetivo da participação neste Congresso, é permitir aos seus participantes a oportunidade de interação e promoção de troca de experiências entre os seus membros, ao nível de políticas de proteção, conservação e sustentabilidade no desenvolvimento das respetivas Baías, onde cada vez mais todos os parceiros atuantes nas suas Baías são incentivados a trabalhar conjuntamente para obter e preservar os resultados já atingidos.

A comitiva participante foi chefiada pelo Presidente da Câmara da Horta, Comandante Carlos Ferreira, que exercendo o cargo de Vice-Presidente Adjunto, para a Europa, se fez acompanhar ainda da Dra. Bianca Azevedo, a qual integrou a mesa-redonda dedicada à juventude, contribuindo com elevação com a perspetiva e soluções aplicadas localmente, participação e contributos reconhecidos pelo Presidente do Concelho de Administração, Louis Thébault.

Esta participação anual da PA orienta-se pela sua visão estratégica, definida e aprovada superiormente: “Sermos portos de excelência e de referência, com acrescentado valor geoestratégico no Atlântico, para os Açores e Portugal”.

 

Para mais informações:

https://world-bays.com/

https://www.facebook.com/WorldBays/

https://world-bays.com/bay-of-horta/