PORTOS DOS AÇORES, S.A. PRESENTE NA REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE PORTUGAL, NO FUNCHAL

 

Em representação do Conselho de Administração da Portos dos Açores, S.A. (PA), o Comandante Rui Terra participou no final da última semana, no Funchal, Madeira, em reuniões dos órgãos sociais da Associação dos Portos de Portugal (APP), com vista à apreciação do Relatório de Gestão e Contas do Exercício de 2021 e à aprovação do Plano de Atividades e Orçamento para o ano de 2022 daquela entidade, que agrega todas as administrações portuárias do país.

Nestas reuniões da Direção e da Assembleia Geral da APP foi também avaliado o ponto da situação da implementação do projeto JUL – Janela Única Logística nos diferentes portos de Portugal. Foi, ainda, decidido formalizar um protocolo com a AMN – Autoridade Marítima Nacional, com vista à realização do ‘Curso de Sobrevivência e Resgate no Mar’, para pilotos e tripulantes de embarcações de pilotos.

Este plenário serviu também para aquela associação projetar a participação dos portos nacionais em algumas das maiores feiras internacionais do setor portuário, que decorrerão no próximo ano, casos da ‘Intermodal South America 2023’, que está agendada para fevereiro, em São Paulo, Brasil, da ‘Transport Logistics 2023’, a realizar em Munique, Alemanha, em maio e da ‘Breakbulk 2023’, que acontecerá em Roterdão, Países Baixos, em junho de 2023.

A Portos dos Açores, S.A. integra a Direção da APP, coletivo que no âmbito desta reunião de trabalhos terminou a perspetivar potenciais locais de realização dos próximos congressos da APLOP (Associação dos Portos de Língua Portuguesa), numa permanente colaboração de proximidade, que se entende estratégica para todos os portos nacionais.

No final das sessões de trabalhos, juntou-se à comitiva deslocada no Funchal o Secretário Regional de Economia do Governo da Madeira, Dr. Rui Miguel Barreto, que teve a oportunidade de conhecer alguns dos projetos em curso, que visam criar valor acrescentado nos parceiros portuários, retirando daí potenciais sinergias para a comunidade local, via a Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, S.A. (APRAM), a quem se agradece tão distinta organização desta reunião da APP.