PRESIDENTE DO PARLAMENTO DOS AÇORES VISITA A MARINA DA HORTA (ILHA DO FAIAL)

 

A Marina da Horta recebeu na terça-feira, 12 de julho, a visita do Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, Eng.º Luís Garcia, no mesmo dia em que aquela instituição promoveu na ilha do Faial uma conferência no âmbito do ciclo comemorativo dos 45 Anos de Autonomia (Açores 1976-2021), sob o tema “O Desafio da Economia Azul Sustentável”.

Precisamente na marina faialense o Presidente do Parlamento açoriano recebeu do Presidente do Conselho de Administração da Portos dos Açores, S.A. (PA), Comandante Rui Terra, informações sobre a relevância daquela infraestrutura de apoio à náutica de recreio e à náutica de competição à vela e acerca do seu impacto direto e imediato na economia do Faial, que é estimado se traduza em cerca de 10 a 12% do PIB da ilha.

No ‘briefing’ proporcionado ao Presidente da Assembleia Legislativa Regional, o Presidente da Portos dos Açores, S.A. deu a conhecer, também, o histórico da procura pela Marina da Horta, desde a sua inauguração, em 1986, quanto a embarcações de passagem nas nossas águas e respetivas tripulações, que catapultam aquela infraestrutura para o quarto lugar a nível mundial e segundo na Europa (apenas atrás de Gibraltar) relativamente ao tráfego de iates envolvidos em grandes travessias oceânicas.

O aumento da capacidade da Marina da Horta, a melhoria dos seus equipamentos de alagem, a disponibilização de zona especialmente destinada ao parqueamento de embarcações a seco e as potencialidades de crescimento dos negócios de apoio à náutica de recreio e das ‘indústrias’ conexas, casos da pequena reparação naval e do fornecimento de serviços diversos, foram outras matérias em análise no decorrer desta reunião de trabalho.

Aspetos adicionalmente tratados nesta visita da principal figura institucional dos órgãos de governo próprio dos Açores à marina faialense acabaram por ser, igualmente, na exposição apresentada pelo Comandante Rui Terra, as perspetivas de captação de novos mercados emissores de fluxos de iates para a generalidade dos portos de recreio náutico do arquipélago, por via da promoção proporcionada pelas grandes regatas de vela ‘offshore’ de alta competição, que periodicamente escalam as ilhas, a par da presença dos Açores nas principais feiras internacionais da especialidade.

Foi, ainda, transmitida ao Eng.º Luís Garcia a importância e centralidade daquela marina, em específico, através da qual, em complemento no universo PA, atualmente já se torna possível projetar para outras ilhas e outras marinas grandes eventos no âmbito da náutica de impacto internacional, fruto das esforçadas diligências locais, que envolvem ‘stakeholders’ de todo o universo da náutica de recreio, que ali buscam apoio seguro e um nível de literacia/cultura marítima que resulta numa excecional arte de bem-receber todos os milhares de navegadores que, anualmente, a visitam e levam o bom nome e imagem dos Açores, aos quatro cantos do mundo.

No final desta visita à Marina da Horta, o Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores teve, complementarmente, a oportunidade de conhecer o novo edifício de apoio às atividades marítimo-turísticas, recentemente inaugurado.