SEATRADE CRUISE GLOBAL 2024

 

A Portos dos Açores, S.A. marca presença no certame Seatrade Cruise Global 2024, o maior evento mundial de cruzeiros, que se termina hoje, 11 de abril, no renovado Centro de Congressos de Miami, nos EUA.

A referida feira é especificamente dirigida à indústria do turismo de cruzeiros, pelo que o público-alvo são fundamentalmente todos os que se relacionam na mesma como operadores de turismo de cruzeiros, companhias/armadores daquele ramo, agentes de navegação, portos de destino e escala, estaleiros de construção naval, jornalistas da especialidade, empresas de seguros e demais fornecedores de toda a logística inerente a esta temática. São esperados mais de mil expositores, 800 stands e mais de 16 mil visitantes, no evento que assinala a 40.ª edição daquela exposição. É um momento fundamental para a abordagem aos mais diversos temas relacionados com aquele segmento de turismo, desde conferências, seminários, workshops e onde os mais importantes players da área apresentam as novas tendências, estudos de mercado e dados estatísticos mais relevantes.

A representação açoriana insere-se no plano de atividades promocionais dos portos portugueses a nível internacional, sob a marca Cruise Portugal, no âmbito da promoção conjunta estabelecida com os portos de cruzeiros de Lisboa, Leixões, Portimão e Madeira. Além do stand nacional, e pela primeira vez, os Açores vão integrar o pavilhão da Cruise Atlantic Islands, em conjunto com os portos das Canárias, Madeira e Cabo Verde. Aquela associação visa desenvolver e promover o turismo de cruzeiros nas Ilhas Atlânticas, que atualmente representa um mercado conjunto de quase três milhões de passageiros/ano, bem como reforçar a posição dos portos que fazem parte da associação no corredor atlântico para alcançar novos mercados e promover as rotas existentes entre estes.

No global, salientamos o facto deste segmento turístico continuar a crescer na Europa a um ritmo assinalável, com destaque para os mercados norte-americano, britânico e alemão. A aposta na Cruise Seatrade Cruise Global 2024 visa reforçar a promoção dos portos de cruzeiros e de captar novos armadores e mais escalas, numa altura em que os Açores atingiram um relevante patamar naquele segmento turístico, arquipélago que tem vindo a afirmar-se pela sua posição estratégica entre os continentes Americano e Europeu, cada vez mais destino de referência para as principais cruise lines da atualidade.