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2023-03-14

A Portos dos Açores, S.A. (PA) esteve presente no último sábado, dia 11 de março, na Assembleia Participativa dedicada à ‘Agenda 2030 para a Sustentabilidade’ das Nações Unidas, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Presidência do Conselho de Ministros que decorreu na Escola do Mar dos Açores, na cidade da Horta.

Neste evento, acompanhado pelo Presidente do Conselho de Administração da PA, Comandante Rui Terra, foi dada especial atenção aos objetivos de defesa e prevenção da vida marinha, propósitos com particular relevância numas ilhas que se constituíram no primeiro arquipélago do mundo a ser classificado e certificado como «destino sustentável».

Esta foi a terceira sessão do género levada a efeito no nosso país, depois de passagens por Algarve e Madeira, tendo sido identificada, aqui, a relevância da colaboração em rede entre os vários atores do ‘palco marítimo’, com vista à desejada sustentabilidade da economia azul, mas sempre com especial ligação à ciência e à tecnologia.

A Assembleia Participativa dedicada à Agenda 2030 para a Sustentabilidade das Nações Unidas, que leve lugar este fim-de-semana nos Açores, serviu, ao mesmo tempo, para se dar a conhecer aos responsáveis do Governo da República presentes na iniciativa a “Cartilha da Sustentabilidade dos Açores”, na qual as diferentes entidades subscritoras são agregadas por ‘clusters temáticos’, e o Projeto “Blue Azores”, que visa o uso sustentável dos oceanos – de forma saudável -, conjugando ciência, educação (literacia) e economia, projeto que numa primeira fase aponta para o alargamento das zonas marinhas protegidas nos mares do arquipélago.

Nesta Assembleia Participativa foram recolhidos contributos para o ‘Relatório Nacional Voluntário 2023’, que Portugal irá apresentar nas Nações Unidas, já em julho próximo, nela tomando parte, além de diferentes entidades e organismos regionais, os Secretários de Estado da Presidência do Conselho de Ministros e do Mar, do Governo da República, bem como os Secretários Regionais do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas e do Mar e Pescas, do Governo dos Açores.

2023-02-14

O Porto de Ponta Delgada recebeu no último sábado, 11 de fevereiro, o navio de cruzeiros “Ambience”, paquete que se encontra ao serviço da recém-criada Ambassador Cruise Line. A estreia do operador e navio em mares açorianos aconteceu no final de uma viagem transatlântica entre St. John’s, na ilha de Antígua, e o porto de Tilbury, em Londres.

Este novo operador emerge por vontade de alguns antigos responsáveis da, entretanto desaparecida, Cruise & Maritime Voyages, em recuperar um segmento de mercado claramente vocacionado para um público que privilegia o conceito de cruzeiro tradicional. Destacamos, ainda, o facto da nova companhia ter nos Açores um destino de referência nas suas viagens transatlânticas programadas para os próximos dois anos.

Na escala inaugural, o “Ambience” visitou-nos praticamente na lotação máxima – 1368 passageiros a bordo, muito próximo da sua capacidade para 1400 passageiros e 660 tripulantes. Destacam-se, ainda, os 245 metros de comprimento, 32 metros de boca, 70 mil toneladas de arqueação bruta e as 798 cabines, distribuídas por 11 decks públicos.

Construído pelos estaleiros Fincantieri, em Monfolcone, Veneza, o então “Regal Princess” foi entregue à Princess Cruises, em 1991. Ao serviço daquele armador, navegou essencialmente por destinos na América do Norte, Austrália, Mediterrâneo e Báltico. Em 2007 foi transferido para a P&O Cruises Australia, assumindo a designação “Pacific Dawn”, tendo efetuado cruzeiros nos mares do Pacífico Sul. Mais recentemente, foi adquirido pela Ocean Builders Central e batizado “Satoshi”, com o propósito de ser adaptado a residência flutuante para operar no Golfo do Panamá. Tal situação acabou por não se concretizar e a Ambassador Cruise Line adquiriu o navio, em 2021.

Para assinalar a dupla estreia na cidade micaelense, a Administração Portuária presenteou o Comandante do navio com a habitual placa comemorativa da ocasião, em cerimónia protocolar que contou também com a presença de representantes da Transinsular Açores, S.A. e da NAVEX – Empresa Portuguesa de Navegação, S.A., ambas pertencentes ao Grupo ETE.

2023-02-09

Promovido pela empresa Bencom – Armazenagem e Comércio de Combustíveis, S.A., decorreu na tarde de quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023, no Porto da Horta, ilha do Faial, um exercício de simulação de acidente ‘registado’ no terminal marítimo de passageiros, no qual foi criado um cenário de derrame de combustível para o mar.

A Portos dos Açores, S.A. (PA), tomou parte ativa neste simulacro com os seus recursos humanos e materiais, incluindo barreiras marítimas insufláveis de contenção de matérias poluentes e os meios navais necessários, contando com o mini rebocador “Eng.º Tibério Blanc” e uma embarcação semirrígida, que atuaram não só na zona demarcada para a intervenção, ou seja, junto do navio de transporte de passageiros inter-ilhas “Cruzeiro do Canal”, da Atlânticoline SA, como também nos espaços próprios da administração portuária.

A PA tirou, entretanto, partido da mobilização de meios para esta atividade alargando o exercício para uma simulação de prevenção na Marina da Horta, onde foram, também, colocadas barreiras adicionais de contenção de líquidos poluentes, à entrada da bacia Norte daquela infraestrutura de apoio ao recreio náutico, permitindo, assim, aos profissionais da empresa familiarizarem-se com o manuseamento dos diferentes equipamentos existentes para atuação neste tipo de cenários, e nomeadamente ao nível da colocação de barreiras anti-poluição.

Além da Bencom, S.A., da Portos dos Açores, S.A. e da Atlânticoline SA estiveram também envolvidos nestes exercícios a Autoridade Marítima e Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial, com meios humanos e materiais, neste caso englobando equipamentos, embarcações e veículos marítimos e terrestres.

2023-02-07

O primeiro veleiro de passagem a ser registado no ano de 2023 nas infraestruturas portuárias açorianas deu entrada, no início do passado mês de janeiro, na Marina da Horta, sendo em simultâneo uma embarcação centenária ainda hoje utilizada no transporte de carga no Oceano Atlântico.

Construído em 1920, o “Avontuur” conta com 44 metros de comprimento e, para além da tripulação permanente, consegue ainda receber até 10 viajantes que queiram viajar de forma ativa e sustentável, num tipo de navegação que ganha adeptos crescentes, um pouco por todo o mundo. É frequente a navegação deste navio ‘clássico’ à vela entre Alemanha, França, ilhas Canárias, Caraíbas, América do Norte/Central e do Sul e ainda os Açores, onde passa quase todos os anos.

O “Avontuur” trabalha com a empresa Fairtransport, sob o lema “Cargo Under Sail”, que significa um transporte marítimo de negócios nos setores de café orgânico, cacau e bebidas espirituosas, de forma sustentável, socialmente justa e com um forte sentido de respeito para com o ambiente e o clima.

Com 124 toneladas brutas, esta embarcação é capaz de transportar mais de 100 toneladas de carga e, apesar de conter um motor, apresenta-se com uma silhueta de dois mastros, sendo que o seu principal meio de locomoção é mesmo a vela.

Com este veleiro torna-se possível o transporte de cargas através de todo o Atlântico com praticamente zero emissões, assumindo o objetivo de desenvolver uma geração sustentável de navios de carga à vela como alternativa ao atual transporte marítimo convencional.

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