Ensaio em Modelo Físico Reduzido Requalificação do Porto Comercial da Horta.

 

Está a bom ritmo a construção, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, do modelo físico reduzido para proceder à avaliação das condições de agitação e das correntes marítimas, no âmbito da  obra de Requalificação do Porto Comercial da Horta.

Estes ensaios em modelo físico reduzido, com recurso a um gerador de ondas, irão permitir avaliar os efeitos da agitação marítima e das correntes geradas pelas marés nas condições existentes e depois das obras propostas, dentro da zona alagada do Porto da Horta.

Os ensaios que, em breve, se irão realizar no Laboratório Nacional de Engenharia Civil servirão para avaliar a sob elevação do nível das águas provocada pela agitação incidente, quer antes quer depois da conclusão das obras agora projetadas.

Estes estudos e a avaliação dos seus resultados permitirão aferir e tomar as melhores decisões técnicas sobre as obras projetadas para dentro da referida baia e que se revestem de grande importância para o desenvolvimento socioeconómico da Ilha do Faial e dos Açores.